"A empresa é uma catedral dedicada ao desenvolvimento humano"Americano que é referência na administração moderna, ministrou a segunda palestra do Fórum Internacional de Estratégia, Gestão e Excelência. |
Por: Felipe Gibson
notícias relacionadas
- Ingrid Betancourt fala sobre lições após sete anos de cativeiro
- "Aqueles que conhecem o ser humano vencem", diz Isabel Aguilera
- Atitude, competência e potencial para crescer: a trilogia do sucesso
- Fórum Internacional transforma Natal em sede do management do Nordeste
- OMS convoca comitê de emergência para tratar do vírus Zika
- Eurogrupo vai debater a Grécia e eleger novo presidente
- Ministro das Finanças da Grécia pede demissão após vitória do não
- Banco de fomento à infraestrutura da Ásia já conta com 49 países interessados
- Sesc RN: programação comemora Dia Internacional da Mulher
- Reunião do Eurogrupo tenta encontrar nova solução para a Grécia
- Mercosul prorroga Tarifa Externa Comum por seis meses
- Justiça de 17 países da América defendem novas tecnologias a serviço do cidadão
- Terremoto atinge área na fronteira brasileira com o Peru
- ONU constata que 4,3 bilhões de pessoas não acessam a internet
- Mudanças climáticas dificultam redução da pobreza, aponta relatório
- Obama anuncia hoje novas regras para imigrantes sem documento
- OMS: 748 milhões de pessoas não têm acesso a água potável no planeta
- Governadora participa de fórum sobre a região Nordeste promovido pela revista Exame nesta 3ª feira
- Receita reforça fiscalização em voos internacionais no fim de ano
- Geração de empregos será desafio para América Latina e Caribe em 2014
- Embratel poderá determinar livremente tarifas de ligações internacionais a partir do ano que vem
- Fórum vai discutir nesta quarta-feira projeto de implantação de ciclovias
- Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas realiza primeira reunião anual
- Turismo potiguar é divulgado na Espanha
- Especialistas em Energias Renováveis abrem Fórum Estadual
- CERNE realiza fórum sobre setor energético no RN
- Fórum empresarial valoriza a “prata da casa”
- Fórum traz ao RN personalidades do turismo nacional
- Feira Internacional de Artesanato será aberta oficialmente nesta segunda-feira (23)
- Começa nesta sexta a 17ª Fiart com intensa programação cultural
- 17ª edição da Fiart deve movimentar R$ 7 milhões em negócios
- Crédito ao consumidor continuará crescendo em 2012 apesar da crise internacional
- BNDES anuncia assinatura de contrato de R$ 396,5 milhões para Arena das Dunas
- FMI alerta que emergentes não estão imunes aos impactos da crise econômica mundial
- Reunião discute obras de melhorias para Aeroporto Augusto Severo
- Anatel estuda a adoção de um plano de metas para as telefônicas
- Rosalba abre Fórum de Ciências, Tecnologia e Inovação do Nordeste
- 2º Fórum de Turismo do RN está marcado para o próximo dia 11
- Governadora espera que cortes no orçamento não penalizem o Nordeste
- Dilma e Marcelo Déda dão início ao XXII Fórum dos Governadores do NE
- Prioridades para Fórum dos Governadores serão definidas nesta quarta
- Turismo se prepara para evento internacional em abril
- Moura Dubeux lança primeiro Empresarial em Natal
- Prefeita do RN participa de Missão Internacional na Itália e Espanha
Pessoas, pessoas e pessoas. Posicionadas na ponta da cadeia dos negócios, são os personagens que servem e por isso mais próximos dos clientes. Um dos grandes nomes da administração moderna, Tom Peters credita aos recursos humanos o fator de desequilíbrio para vencer no universo corporativo. "Se as pessoas em primeiro lugar estão engajadas se sentem empolgadas vocês venceram a partida", afirma.
Em palestra apresentada nesta quarta-feira no Fórum internacional de Estratégia, Gestão e Excelência, no Teatro Riachuelo, Peters explicou ainda que cabe as empresas propiciarem aos funcionário um ambiente em que eles sintam a possibilidade de crescimento, como profissionais e também como pessoas. "A empresa é uma catedral dedicada ao desenvolvimento humano", pontua o americano.
Em seu entendimento, se a empresa quer servir bem o cliente, é preciso que primeiro sirva quem serve o cliente. Nesse papel, Tom Peters alerta para a importância do papel dos supervisores dentro das corporações. "Eles têm maior impacto sobre as outras pessoas que todos os demais", justifica o americano, que diz nunca ter visto, em lugar nenhum do mundo, um curso que ele chamaria de "excelente" para supervisores.
Independente do ramo, o palestrante aponta que o papel de qualquer organização é servir, e a melhor estratégia, a capacidade de ouvir. "O cliente volta porque vocês o trataram bem", explica o americano, que destacou ainda o grande poder de compra e característica de liderança das mulheres, algo citado por Peters em situações do cotidiano, mas altamente aplicável nos negócios.
Em sua 25 visita ao Brasil, Tom Peters encerrou o primeiro dia do fórum, que continua nesta quinta-feira (27) com as palestras da espanhola Aguilera e a colombiana Ingrid Betancourt. As apresentações ocorrem entre as 14h e 18h no Teatro Riachuelo.