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21/07/2011 17h00 - Atualizado em 21/07/2011 17h11

Central do Cidadão completa 14 anos com 6 milhões de atendimentos

O objetivo do órgão é reunir num mesmo espaço um conjunto de serviços públicos para melhor atender a população.

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A Central do Cidadão do Shopping Via Direta está completando, nesta sexta-feira (22), 14 anos de implantação e prestação de serviços. Até o mês de julho de 2011, já foram contabilizados mais de seis milhões de atendimentos ao público.

A unidade foi implantada através do Decreto Estadual nº 13.403, de 07 de julho de 1997.  Naquele mesmo ano, em novembro, também foi criada a Central da Zona Norte.

Vinculada a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), seu principal propósito é congregar, num mesmo espaço físico, um conjunto de serviços públicos visando atender bem o usuário, prestando-lhe serviços de qualidade, contribuindo para a melhoria efetiva do serviço público e realização da cidadania plena.

 A Central foi inspirada em um programa semelhante que funciona no Estado da Bahia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão - SAC.

Ao iniciar as atividades, foi necessária a contratação de uma empresa para gerenciar a implantação da primeira unidade. Os servidores passaram duas semanas em treinamento para alcançar o padrão de qualidade esperado.

Após 60 dias da inauguração, foi realizada uma pesquisa para verificar os acertos e as possíveis falhas, com o intuito de aperfeiçoar o serviço. A cada seis meses, todos os servidores passavam por treinamento.

"Há anos a Central é usada como referência nacional em gestão de pessoas e na prestação de serviços. Focamos essa implantação na cidadania plena e na qualidade integral do serviço prestado a população", esclareceu Roberto Lima, responsável pela empresa que implantou o sistema no Rio Grande do Norte.

"O Programa tem como objetivo principal restabelecer a credibilidade do serviço público junto à comunidade", esclarece o secretário da SEJUC, Thiago Cortez.

No momento, são 87 colaboradores que atuam na unidade. 12 órgãos prestam serviços no local, como DETRAN - Para emissão da Carteira Nacional de Habilitação; ITEP, para emissão de RG (1ª e 2ª vias) e antecedentes Criminais; DRT, para emissão da Carteira de Trabalho; Receita Federal, para emissão de CPF; SINE, para atendimento de seguro desemprego, intermediação de mão de obra qualificada, entre outros; Banco do Cidadão, para pagamento de títulos bancários; DECIDA (Delegacia do Cidadão), para prestação de queixas e boletins de ocorrência; TRE, para Emissão e Quitação de Títulos de Eleitor; além de PROCON, COSERN; CAERN e Secretaria de Tributação.

 "Juntamente com os 14 anos de existência, estamos comemorando, só na Central do Via Direta, os mais de seis milhões de atendimentos. O crescimento no número de unidades, só ressalta o sucesso do Programa", esclarece Nelson Santos, Coordenador de Atendimento ao Cidadão.

Fonte: Assessoria da Sejuc


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