Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/06/2011 07h12 - Atualizado em 11/06/2011 07h12

Produtores recebem certificados internacionais durante a Expofruit 2011

Certificação foi realizada através do Sebrae RN.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit 2011), encerrada na noite desta sexta-feira (10), na área da Ufersa, em Mossoró, também destacou a certificação de produtores para atuar no mercado internacional.

Durante o evento, o Sebrae RN entregou certificados a 12 pequenos produtores de frutas da região de Mossoró. O grupo recebeu as certificações USA Gap (que autoriza a venda para o mercado norte-americano) e Global Gap (certificado que permite a entrada do produto no mercado europeu).

De acordo com o diretor técnico do Sebrae estadual, João Hélio Cavalcanti, esses produtores foram certificados por atender uma série de critérios de qualidade estabelecidos para a entrada no mercado internacional, tais como a ausência total de adubos químicos na produção e a exigências trabalhistas, como a obrigatoriedade de registro profissional de todos os funcionários.

"Este é um enorme avanço para os produtores do estado, que provam que estão aptos e atendem todas as exigências do mercado exterior. A conquista é ainda mais especial para os pequenos produtores, que não acreditavam na possibilidade de se tornarem exportadores", destacou João Hélio.

Fairtrade
Segundo o diretor técnico, o Rio Grande do Norte agora é o estado com o maior número de produtores beneficiados pelo Fairtrade (certificado de qualidade de origem alemã, com atuação em diversos países - Comércio Justo, em inglês), com um total de 169 produtores.

"Obter o certificado do Mercado Justo é muito importante para os produtores daqui do estado, pois nos classifica como os únicos produtores de melão certificados pelo Fair Trade no mundo. A castanha de caju e o coco verde também têm o certificado alemão", disse.

O diretor Internacional de Relações do Fairtrade Canadá, Hughes Tshibemba, veio pela primeira vez ao Nordeste para visitar a Expofruit e participar da entrega dos certificados.

"Faço questão de participar do evento, que estimula o crescimento dos produtores e os prepara para conquistar mercados de outros países. Há oito anos que o Fairtrade atua no Brasil, e sempre que venho aqui, sempre tento convencer mais produtores a buscar a capacitação para o seu crescimento", ressaltou o diretor.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo