Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/05/2011 17h39

Volume de negócios na Expofruit pode chegar a R$ 15 milhões

Dez grandes compradores de frutas do Brasil e dez do exterior participam da feira em junho, em Mossoró.

notícias relacionadas

O Sebrae calcula que a aproximação entre produtores de frutas e grandes empresas compradoras gere mais de R$ 15 milhões em negócios durante a 15ª edição da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit 2011). A estimativa não é à toa. Para garantir boas negociações, o Sebrae no Rio Grande do Norte contatou as principais empresas compradoras de frutas do cenário internacional, 25 delas demonstraram interesse em estar presente nas rodadas de negócios do evento, mas apenas dez serão selecionadas. A Expofruit será realizada entre os dias 8 e 10 de junho, na cidade de Mossoró (RN), e foi lançada oficialmente nesta semana.

São gigantes do setor, como a holandesa Verdi, a americana Puntai USA e as russas Globus, Tropic Group e Partner Group, que foram convidadas para participar de um dos eventos mais importantes da fruticultura irrigada no Brasil. "Nosso foco de negociação tradicionalmente foi o mercado europeu, mas agora queremos expandir para outros mercados, como o americano,o russo e o árabe", afirma coordenadora da rodada de negócio do Sebrae-RN, Maíza Pessoa. Segundo ela, foram prospectadas empresas da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Portugal, Rússia e Suíça. Além dos grupos internacionais, dez compradores nacionais também participam do evento.

Na Expofruit, o Sebrae é responsável pelo Espaço Sebrae de Negócio, um pavilhão com 500 metros quadrados onde serão instaladas a mostra de produtos, salas para rodadas de negócio e uma central de atendimento do Sebrae. É nessa área onde dezenas de pequenos produtores, associações e cooperativas apoiadas pelo setorial de Fruticultura do Sebrae-RN vão expor as frutas cultivadas no Estado. A feira é promovida pelo Sebrae, a Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa) e Comitê Fitossanitário (Coex) e configura-se uma oportunidade de pequenos produtores conquistarem novos mercados. onal de Negócios.

Comprador nacional

Para o diretor Técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcante Júnior, além de ampliar a internacionalização da feira, a presença de compradores internacionais significa a garantia de mais oportunidades de negócios, e a inserção de pequenas empresas do setor da fruticultura no mercado internacional. "Esses empreendedores muitas vezes não têm contatos com os empresários internacionais. Com a Rodada de Negócios realizada pelo Sebrae, isso é possível. Temos vários exemplos de empresas que começaram a exportar através da rodada, e queremos proporcionar que outros conquistem espaço e gerem mais negócios".

João Hélio adiantou que confirmaram presença pela primeira vez nas rodadas de negócios atacadistas da Ceasa de Curitiba. "Em outras edições, trouxemos atacadistas da Ceagesp, em São Paulo, no entanto, resolvemos ampliar as oportunidades". Durante o lançamento, João Hélio Cavalcanti, visitou cinco fazendas produtoras de frutas da região, especialmente do melão, considerado principal item da fruticultura potiguar. Na safra passada, foram exportadas 175 mil toneladas de melão.

O diretor executivo do Coex, Segundo Paula, destacou a importância das parcerias e a necessidade das empresas voltarem a atenção para a sustentabilidade, temática que será trabalhada este ano na feira. "Fico orgulhoso em alcançar mais um edição da Expofruit vendo que a parceria entre o Coex, Sebrae e Ufersa gera frutos tão positivos. Quero aproveitar a oportunidade e chamar a atenção dos empresários para o crescimento sustentável, mais necessário do que nunca".

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo