Alta nos preços de produtos fazem de supermercados vilões em MossoróSegundo representante de um estabelecimento quando o assunto é alta dos produtos culpam equivocadamente. |
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Com o aumento nos preços de produtos alimentícios neste início do ano, os supermercados de Mossoró tentam driblar essa realidade de todas as formas. De acordo com o gerente de um supermercado na cidade, Antônio Ferreira Júnior, quando o assunto é preço alto as pessoas acham que é culpa é dos supermercados. "A gente tenta coibir de todo jeito, sempre pensando no melhor para o nosso consumidor. Mas muitos não sabem que os supermercados são os últimos da cadeia", confessa Júnior.
Sobre as medidas tomadas pelos estabelecimentos de alimentos em relação à alta nos preços, o gerente declara que tenta trocar até mesmo a marca de certos produtos, para disponibilizar alimentos de marcas mais em conta para o consumidor. Além disso, negociam com fornecedores para realizarem promoções e rever quantidade de produtos adquiridos.
Segundo Júnior, o principal fator para o preço alto nos alimentos é a questão meteorológica. "O valor do feijão, arroz e outros produtos está ligado às condições climáticas em 90%, com estiagem e chuvas em determinadas regiões, ficando 10% só para especulação", informa o gerente.
Em relação aos produtos mais procurados neste período, ele aponta a cerveja, carne, protetor solar e frutas. Até o carnaval esses utensílios serão bastante procurados, o que faz seu preço estar relacionado também à especulação no início do ano.
Preço dos alimentos contribuiu para alta inflação
Em 2010, o alto valor dos alimentos fez com que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrasse o ano em aproximadamente 6%, um ponto e meio acima do centro da meta (4,5%).
O setor de alimentos e bebidas tem uma grande parcela de participação na inflação do país, chegando a 23% no IPCA. Por isso que, quando os preços dos alimentos sobem, o índice tende a acompanhar.
No ano passado, os valores de produtos alimentícios aumentaram 10,30%, contribuindo com 2,34 pontos percentuais da alta inflacionária. Com isso, o consumidor tem percebido essa diferença diretamente no bolso.
Fonte: Portal Girando