Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/11/2010 12h30 - Atualizado em 18/11/2010 12h32

Real valorizado e falta de mão de obra qualificada são entraves para Brasil

Inflação, barreiras comerciais à exportação e o déficit público também são apontados como entraves.

notícias relacionadas

A pesquisa Sondagem Econômica da América Latina de outubro deste ano, realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgada nesta quinta-feira (18), revelou que a falta de mão de obra qualificada e de competitividade no mercado internacional, provocada pelo câmbio desfavorável às exportações, continua sendo o principal entrave para a economia brasileira.

De acordo com a pesquisadora da FGV Lia Valls, também foram apontados como entraves a inflação, barreiras comerciais à exportação e o déficit público.

"No Brasil, um dos temas que está muito forte na discussão é, principalmente, a questão do câmbio. Em termos das nossas exportações, a participação maior é das commodities. Antes eram as manufaturas. Houve uma mudança na pauta de exportação brasileira, o que, para alguns, é uma coisa complicada, porque preço de commodities sobe e desce, o que torna nossa economia um pouco mais vulnerável", disse.

A pesquisa também mostra que o Índice de Expectativa dos economistas para os próximos seis meses, a redução foi de 6,1 para 5,7 pontos. Apesar da redução, a FGV ainda considera que o país está na fase de expansão.

"Isso está longe de apontar para uma recessão. Mostra somente uma desaceleração do crescimento, que já era esperada. A expectativa é que se cresça neste ano 7,8%, 7,6%. No ano que vem, já era esperado que desacelerasse um pouquinho. Nós estamos bem. Precisamos saber o que vai acontecer no ano que vem, o que é uma incógnita, para garantir, aí sim, um ciclo de expansão mais sustentado da economia brasileira", disse Lia Valls.

 

Fonte: Agência Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo