Serviço de Proteção ao Crédito alerta foliões sobre problemas durante o carnavalTrês em cada dez brasileiros (28%) já foram vítimas de fraudes incluindo a clonagem do cartão de crédito e o uso de nome falso para fazer compras ou tomar empréstimos, informa SPC Brasil |
notícias relacionadas
- SPC Brasil: saiba como agir em caso de perda ou roubo de documentos no Carnaval
- 79% dos consumidores não sabem ao certo o que é estar endividado, diz SPC Brasil
- Confira a programação do Carnaval Natal/RN 2016
- Inmetro dá dicas para um Carnaval seguro: fantasias devem conter etiqueta com as características têxteis
- Nutricionista dá dicas para curtir o Carnaval sem excessos
- Três em cada dez brasileiros planejam pagar as contas de início de ano com o 13º salário, mostra SPC Brasil
- BB reabre crédito para microempresas financiarem pagamento de tributos
- Maioria dos MPE dá desconto para quem paga à vista
- Regularização de dívidas tem queda anual de 7,40%, aponta SPC Brasil
- Vendas a prazo registram queda de 2,03% em março, aponta SPC Brasil
- Carnaval em Natal injetou mais de R$ 54 milhões na economia, diz estudo da Fecomércio
- Fecomércio apresenta estudo com impacto do carnaval na economia de Natal
- Demanda de empresas por crédito aumenta 12,3% de dezembro para janeiro
- Mais de 600 mil circularam por dia pelos aeroportos durante o feriado
- Com bancos fechados, clientes podem pagar contas em canais eletrônicos
- Spray de espuma e maquiagem excessiva no carnaval podem causar lesões nos olhos
- Busca do consumidor por crédito tem a maior queda em 4 anos
- Demanda de empresas por crédito subiu 5% no ano passado
- Dinheiro mais caro inibe procura por crédito
- Inadimplência cresce entre os idosos, mas diminui entre os mais jovens, aponta SPC Brasil
- Brasileiro gasta em média R$ 104 por mês com conta de celular e de internet, revela SPC Brasil
- Vontade dos filhos pesa para 49% dos pais na decisão das compras de Natal, mostra SPC Brasil
- Procura por crédito em outubro cai 0,7% se comparada a setembro
- Quitação de dívidas cai 5,88% em outubro, mostra indicador SPC Brasil
- Dia das mães faz procura por crédito subir 8,5% em maio, diz Serasa
- Balanço da Operação Carnaval será divulgado hoje, às 10h
- CDL Natal informa funcionamento do comércio natalense durante o Carnaval
- Capitania das Artes e Semsur definem estrutura dos cinco pólos do Carnaval Multicultural 2014
- SPC Brasil estima 40 milhões de consumidores inscritos no Cadastro Positivo até o final de 2014
- Carnaval: Comerciantes reclamam do fraco movimento
- Confira o funcionamento do comércio natalense durante o carnaval
- Carnaval deve gerar 6,2 milhões de viagens e movimentação financeira em todo o país
- CDL Natal informa funcionamento do comércio da capital durante carnaval
- Conaero anuncia medidas para aeroportos no Carnaval
- Vendedores de artigos carnavalesco estão pouco animados com vendas este ano
- Viagem de Carnaval: saiba como evitar problemas no feriado
- Abav/RN registra aumento de 15% na procura por pacotes de viagens neste Carnaval
- Setor hoteleiro tem boas perspectivas para o carnaval deste ano
- Demanda das empresas por crédito abre segundo trimestre em queda
- Hotéis natalenses ficam lotados durante o carnaval
- Carrefour anuncia ofertas especiais durante o Carnaval
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil ) faz uma alerta neste carnaval sobre os problemas que os foliões podem ter se perderem os documentos ou forem vítimas de roubo, principalmente da identidade ou do CPF. O órgão destaca que três em cada dez brasileiros (28%) já foram vítimas de fraudes incluindo a clonagem do cartão de crédito e o uso de nome falso para fazer compras ou tomar empréstimos.
O primeiro passo para diminuir o risco de ser vítima de algum tipo de golpe, segundo os especialistas do SPC, é evitar levar documentos pessoais e importantes para os locais do carnaval principalmente onde a concentração de pessoas é maior como nos blocos de rua, nos ensaios de escolas de samba, em festas ou em casas noturnas.
O ideal é carregar apenas o essencial e manter tudo protegido. É importante também anotar os dados do cartão e do cheque, além do telefone do serviço de atendimento ao consumidor do banco, acrescenta o SPC.
Caso ocorra um imprevisto, fazer um boletim de ocorrência é tão importante quanto cancelar o cartão de crédito por perda ou roubo. A pesquisa mostra ainda que a maioria não adota as duas práticas. Outra recomendação é que o consumidor entre em contato com o Procon e com o SPC Brasil, que evitará assim a liberação de informações para a atuação de pessoas mal intencionadas.
Fonte: Agência Brasil