Codern tem na manga parceiro que pode finalmente tirar do papel a linha de cabotagem para Natal
27/05/2014 16h56
Cabotagem é o serviço de transporte fluvial que liga os portos nacionais. Essa linha é importante porque é a principal responsável por retirar caminhões das estradas. Os veículos de grande porte danificam as vias terrestres, complicam o trânsito e são os responsáveis pelo alto preço de muitos produtos; uma vez que o frete rodoviário chega a ser até 40% mais caro do que o frete marítimo para o mesmo tipo de carga, esse valor é repassado a todo tipo de produto, desde itens da cesta básica até pisos, roupas e toda sorte de produto que pode ser transportado via cabotagem.
É por isso que há tanto se discute a necessidade de uma linha regular para o porto de Natal. Essa cabotagem vai permitir não só a chegada de mercadorias, vindas dos grandes centros produtores, mas também o envio dos nossos produtos - balas, frutas, sal, entre outros que são produzidos no Estado -para os demais centros consumidores.
A implantação da cabotagem no porto de Natal tem sempre esbarrado no dilema: não tem linha porque não tem carga, não tem carga porque não tem linha. Mas agora a Companhia Docas do RN (Codern), sob comando do presidente Pedro Terceiro de Melo e sua competente equipe, fez contato com uma empresa carioca chamada Log-In Logística Intermodal que fez um estudo no qual ficou comprovada a viabilidade da implantação da linha. O levantamento feito pela Log-In também provou que nosso porto tem condições operacionais, apesar de estar situado entre dois gigantes: Suape em Pernambuco e Pecém no Ceará; segundo a empresa esses terminais estão operando no seu limite, tanto no limite de capacidade de carga, como também no limite de custos, já que são portos caros; em Natal nós teríamos como operar com preços bastante competitivos.
A expectativa é que no mês de julho tenhamos notícias da efetiva implantação dessa linha, o que deve acontecer antes do final deste ano. Fiquemos na torcida, porque tudo o que vier para reduzir custo nesse país será bem vindo.