A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez as contas e chegou ao valor das perdas que o comércio deve ter com feriados, ou com a abertura em horário diferenciado do comércio durante a Copa do Mundo de Futebol. Em cima dos números fornecidos pela CNC, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) fez as suas contas, e os cálculos apontam uma perda no comércio estadual no valor de R$ 42 milhões, durante os meses de junho e julho, em virtude desse clima de Copa. O comércio de rua deve ser, particularmente, afetado.
A realização do jogo de abertura da Copa (Brasil x Croácia) no dia 12 de junho, data em que se comemora o dia dos namorados, é outro fator que contribui para a queda. A data é considerada umas das quatro comemorações mais importantes para as vendas do comércio no ano. Isso também vai afetar as vendas de junho e julho, segundo o levantamento feito pela Fecomércio.
O presidente da entidade, Marcelo Queiroz, deu uma minimizada nesses números; segundo ele, o prejuízo nas vendas será compensado com o movimento no segmento de de lazer, seguido do de hospedagem e alimentação, ou seja, no turismo. Além disso, ganha também com a vinda de turistas no pós-Copa, resultado da exposição que Natal terá durante o Mundial. Essa oportunidade pode gerar um impacto positivo na vinda de visitantes, nos próximos meses e anos, para Natal.