Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/11/2015 09h41 - Atualizado em 25/11/2015 09h44

RN elabora novo plano de enfrentamento aos efeitos da seca para levar a Brasília

O pacote de medidas inclui a perfuração de poços de grande vazão no aquífero Granito Açu, o maior do interior do Estado.

notícias relacionadas

Em reunião pleiteada pela bancada de deputados estaduais do Seridó com o governador Robinson Faria, na tarde desta terça-feira (24), a equipe técnica do governo da área abastecimento e recursos hídricos apresentou parte do novo plano estadual de combate aos efeitos da seca, que deve ser concluído ainda esta semana e remetido ao Governo Federal em seguida. O pacote de medidas inclui a perfuração de poços de grande vazão no aquífero Granito Açu, o maior do interior do Estado. 

O plano está sendo elaborado de forma conjunta entre a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), o Instituto de Gestão de Águas (Igarn) e a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a partir da sinalização de liberação de recursos dada pela presidente Dilma em reunião realizada na última semana, em Brasília. 

A previsão é que o plano seja finalizado nesta quinta-feira, 26, em reunião com a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, que é quem coordena as ações de mitigação às consequências da estiagem no Estado.  O passo seguinte será a Defesa Civil Estadual incorporar esse pleito junto ao sistema da Defesa Civil Nacional, que tomará decisões a partir do que o Ministro das Cidades e a presidente Dilma vão liberar de recursos.  

Do plano ainda em elaboração, a maior prioridade, adiantou o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, é a perfuração de poços de grande vazão. “Esses poços não só atenderão a situação atual, mas servirão para fortalecer a infraestrutura hídrica do Estado e para as próximas secas”, destacou. A quantidade exata destes poços ainda está sendo levantada. 

No plano, também será pleiteada a renovação do pedido de carros pipa para o abastecimento da zona urbana dos municípios e instalação, manutenção e recuperação de dessanilizadores. “A demanda é grande e o governo não vai ficar de braços cruzados. Estamos fazendo o possível, e com agilidade, para amenizar ao máximo a crise hídrica em nosso Estado”, afirmou o governador Robinson Faria. 

Da equipe de Governo, também participaram do encontro o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano, o diretor geral do Igarn, Josivan Cardoso, e o secretário de Relações Institucionais, Hudson Pereira, além de técnicos da área de recursos hídricos e abastecimento. 

Emenda Parlamentar 

Durante o encontro, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, destacou que todos os deputados estaduais já se comprometeram a destinar R$ 600 mil, do R$ 1,8 milhão disponível para emendas parlamentares, para o enfrentamento à seca do Rio Grande do Norte. “É preciso ressaltar que os deputados estão todos sensíveis à situação que o Rio Grande do Norte está enfrentando”, afirmou Ezequiel. 

Também estavam na reunião, os deputados estaduais Vivaldo Costa, Nélter Queiroz e Álvaro Dias. 

Fonte: Governo do RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo