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21/10/2010 18h03 - Atualizado em 21/10/2010 18h03

Gestão e produção sustentável são atrações no Congresso Brasileiro de Fruticultura

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A gestão do agronegócio e a produção sustentável foram alguns temas que se destacaram entre os estandes do XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontece do dia 17 a 22 deste mês no Centro de Convenções, na Via Costeira.

Com clientes no Brasil e outros 12 países latino americanos, a empresa paulista Biosalc tem como proposta oferecer aos empresários um modelo de gestão que trate o processo produtivo como negócio. “O objetivo é ajudar o cliente a gerir o agronegócio como business”, explica o diretor Sidnei de Sicco.

Durante o congresso, a Biosalc divulgou o ERP (Enterprise Resource Planning) Agrícola. O projeto trabalha com o planejamento de recursos que inclui a gestão financeira, contábil, fiscal, de compras, estoques, ativos, EPI, custos, mão de obra, além da preocupação ambiental em produzir de maneira sustentável.

A produção focada na sustentabilidade foi o principal tema do estande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Estudantes e coordenadores do campus do município de Ipanguaçu participaram do evento para apresentar projetos do curso de Agroecologia.

No estande foram apresentadas mudas de frutas como acerola, cajarana, graviola e tomate cereja, todas desenvolvidas em Ipanguaçu obedecendo a um modelo sustentável. “Além de expor a produção, o evento é importante para o contato com expositores, professores e órgãos de fomento”, avalia o coordenador de extensão do campus de Ipanguaçu, Fernando Freire.

Outra atração foi a exposição de frutas da empresa Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras de melão e melancia do país. Segundo o representante do setor de exportação, Alexandre Junqueira, conta que a produção é feita em 20.000 hectares distribuídos entre Rio Grande do Norte e Ceará, dos quais 15.000 são próprios e outros 5.000 arrendados.

Junqueira destaca que a empresa foi ao evento com o objetivo de expor o produto. Além de cinco tipos diferentes de melão, a Agrícola Famosa trouxe produtos como melancia, mamão, banana, entre outros.

Para participar de linhas de crédito específicas para o setor da agricultura, os empresários e participantes do congresso tinham a disposição um estande do Banco do Nordeste. O BNB realizou um trabalho de divulgação dos segmentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do governo federal, e o FNE Rural. “Estamos realizando um trabalho de prospecção, com os interessados deixando os dados para contatos”, ressalta o gerente de negócios do Pronaf, Bruno Rangel.


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