Prefeitura

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/11/2015 09h14

Governador em exercício pede apoio à ANA para desobstrução do Rio Piranhas

A reunião discutiu medidas emergenciais para amenizar os efeitos da seca no seridó

notícias relacionadas

O Governador em exercício Ezequiel Ferreira apelou ao diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varela, o apoio junto ao governo paraibano para garantir a desobstrução do Rio Piranhas na Paraíba, medida emergencial para amenizar os efeitos da seca no Seridó. A ação foi discutida em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 17, com os deputados estaduais Vivaldo Costa e Álvaro Dias e o corpo técnico estadual da área de recursos hídricos. 

Durante o encontro, onde se conversou principalmente sobre a crise hídrica no município de Caicó, foi detalhada a situação de abastecimento da cidade e apontadas as possíveis soluções emergenciais. Duas medidas foram acordadas como mais adequadas: a propulsão de água na Mãe D’água, na Paraíba, e o desassoreamento do Rio Piranhas num trecho de 100km a partir da divisa com o Rio Grande do Norte. 

Ambas as possibilidades dependem de uma decisão diplomática. Em virtude desta constatação, Ezequiel Ferreira entrou em contato direto por telefone com o diretor de gestão de água da ANA. “Ele [Paulo Varela] afirmou que a situação é realmente crítica, e que já está em uma reunião com o governo da Paraíba para discutir o que pode ser feito”, explicou Ezequiel, realçando que irá se inteirar sobre como anda esta negociação e tomará novas medidas no sentido de sua consolidação. 

Ezequiel lembrou ainda que esta ação foi discutida há uma semana em uma reunião com o líder do Executivo estadual, Robinson Faria, da qual participou como presidente da Assembleia Legislativa. “Naquele encontro ficou definido pelo governador Robinson que o Governo faria este trabalho de desassoreamento junto com o Exército, que se mostrou à disposição para realizar a obra. A desobstrução facilitará a chegada da água a Jardim de Piranhas e possibilitar a recuperação do abastecimento em Caicó”, completou. 

Do governo estadual, participaram da reunião desta terça-feira o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, o secretário de Relações Institucionais, Hudson Pereira, o diretor geral do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso, o diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Marcelo Toscano, e o diretor de manutenção e operação da Caern, João Alberto.  

 

Fonte: Governo do RN


0 Comentário

Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo