Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/10/2015 08h51

Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000

Os segmentos que mais contribuíram para o pior resultado da série histórica do varejo na passagem entre meses de julho e agosto foram os de combustíveis e de vestuário

notícias relacionadas

Em agosto, as vendas do comércio varejista brasileiro registraram sua 7ª queda consecutiva (-0,9%), de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (14) pelo IBGE. Os segmentos que mais contribuíram para o pior resultado da série histórica do varejo na passagem entre meses de julho e agosto foram os de combustíveis e de vestuário (- 1,3% e -1,7%, respectivamente). Na comparação com agosto do ano passado, a queda do varejo restrito superou as expectativas, mostrando recuo pela quinta vez consecutiva (-6,9%). 

No acumulado do ano, a variação de -3,0% é o pior resultado do varejo restrito desde 2003, quando, de janeiro a agosto, houve queda de 5,5% ante o mesmo período de 2002. No conceito ampliado, a retração acumulada de 6,9% é a maior da série histórica, iniciada em 2004. 

Para a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ano de 2015 tem se mostrado especialmente desafiador para o varejo brasileiro em virtude de uma combinação de fatores. “A maior queda no nível de atividade econômica em um quarto de século tem produzido reflexos altamente negativos sobre o mercado de trabalho, com avanço do desemprego e retração da massa real de rendimentos”, explica o economista Fabio Bentes. 

A falta de perspectivas de reversão do cenário condicionante do consumo no curto prazo levou a Confederação a revisar de -2,9% para -3,6% sua expectativa para o varejo restrito em 2015. O pior ano do varejo até então foi 2003, quando o volume de vendas do setor acusou queda de 3,7%. No conceito ampliado, a projeção da CNC passou de -6,5% para -6,8% ao final do ano.

 

Fonte: CNC


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo