STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/01/2016 13h18

CNC mantém expectativa de que o resultado anual do varejo ao final de 2015 será de queda de 4%

Segundo a pesquisa do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista no conceito restrito aumentou 1,5% na passagem de outubro para novembro

notícias relacionadas

Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE, mostram que o volume de vendas do comércio varejista no conceito restrito aumentou 1,5% na passagem de outubro para novembro, na série sem influências sazonais. Esse resultado positivo mantém a quebra da sequência de taxas negativas para o volume de vendas do varejo, verificadas no indicador desde fevereiro. No conceito ampliado, o volume de vendas aumentou 0,5%, influenciado pelo aumento das vendas de veículos, motos e peças (+1,2%), e de materiais de construção (+0,6%). 

A ausência de fatores que permitam suavizar a crise do setor e a percepção de que o mercado de trabalho, lastro do consumo no País, deverá continuar a apresentar sinais de deterioração nos próximos meses, levaram a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a manter perspectiva negativa para o setor para os próximos meses. A expectativa da entidade para o volume de vendas em 2015 é de -4,1%. Se confirmado, este seria o pior resultado anual do setor desde o início dos levantamentos do IBGE, há 15 anos. O ano mais fraco até então foi 2003 (-3,7%). No conceito ampliado, a CNC espera queda de 7,1% e entende que o ano de 2015 terá o pior desempenho desde 2004. Para o próximo ano, as expectativas para ambos os conceitos da pesquisa são de baixa (-3,7% e -5,8%, respectivamente). “A ausência de fatores que indiquem a retomada da atividade do setor e a percepção de que o mercado de trabalho deverá continuar a apresentar sinais de deterioração nos próximos meses, levaram a CNC a manter a perspectiva negativa para o setor”, contextualiza Izis Ferreira, economista da entidade.

 

Fonte: CNC


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo