Mais RN - 01/08/2022

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/04/2015 09h09 - Atualizado em 14/04/2015 09h29

Semana do MEI Mobilização em Mossoró é marcada por capacitações e formalizações

A Semana do MEI é uma ação que mobiliza todo o Brasil em torno de capacitações, orientações e formalizações

notícias relacionadas

O início da Semana do Microempreendedor Individual (MEI) no interior do Rio Grande do Norte foi marcado com formalizações. As facilidades para regularizar o negócio e obter um número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) nessa categoria jurídica levou um grande número de pessoas aos pontos de atendimento montados pelo Sebrae em praça pública. A Semana do MEI é uma ação que mobiliza todo o Brasil em torno de capacitações, orientações e formalizações. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (13) e vão até o dia 18. Somente em Mossoró, foram realizados 170 atendimentos, quatro palestras e uma Oficina SEI. A programação completa para cada cidade está no portal do Sebrae no Rio Grande do Norte.

O desejo de sair da informalidade levou a vendedora ambulante Maria Janaína Ricarte de Menezes a busca orientação na tenda montada na Praça da Independência, em Mossoró. Ela já foi atendente de consultório odontológico, mas há quatro anos quando ficou desempregada decidiu ser dona do próprio negócio. Desde então, vive da renda do comércio de óculos e relógios importados no Mercado Público da cidade. O marido, também autônomo, é relojoeiro e possui ponto no mesmo local de Janaína. Mas até então, ambos atuavam informalmente.

“Conheci hoje os benefícios de ser um MEI e vou me formalizar, porque, além da legalização do meu negócio, vou passar a ter cobertura previdenciária. Também vou trazer meu marido para que ele formalize o negócio dele”, revela Janaina Menezes.

Com a formalização, a comerciante já vislumbra a possibilidade de mudar o ponto para um shopping popular que está para ser inaugurado.Assim, ela pretende aumentar o número de vendas e ampliar seu negócio. Janaína foi uma das empreendedoras formalizadas na Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI), promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. Em Mossoró, a mobilização acontece na Praça da Independência, atrás do Mercado Público Municipal. “Além do atendimento em praça, estamos realizando oficinas e palestras no escritório e em cinco bairros da cidade: Santo Antônio, Abolição IV, Barrocas, Planalto 13 de maio e Dom Jaime Câmara”, informa Érica Medeiros, gestora da indústria na região Oeste, do Sebrae.

Já formalizada, Janaína pretende participar das palestras e oficinas realizadas durante a Semana do MEI. “É uma oportunidade boa, pois o Sebrae veio para um local público e aqui eles tiram todas as nossas dúvidas. Não sabia que podia pagar menos e ser uma micro empreendedora individual”, comenta. 

Orientações, consultorias, palestras e oficinas SEI também estão sendo realizadas nos outros seis municípios atendidos pela jurisdição do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, sediado em Mossoró. São eles: Areia Branca, Governador Dix Sept Rosado, Baraúnas, Serra do Mel, Grossos e Tibau. Tudo gratuitamente para aqueles que já estão cadastrados ou para quem pretende se formalizar. O horário de atendimento da estrutura do Sebrae montada na Praça da Independência, em Mossoró, é das 8h às 17h. Com 6.981 MEI formalizados até o mês passado, esses sete municípios representam 10,8% do total dos MEI do Rio Grande do Norte, que possui 65,7 mil microempreendedores registrados. 

Fonte: Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo