Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/08/2011 09h46

Importação causa 58 mil desempregos na indústria brasileira

Na tentativa de reverter esse déficit, parlamentares e representantes sindicais irão discutir a implementação da Política de Desenvolvimento da Competitividade (PDC).

notícias relacionadas

"Só no ano passado, a indústria perdeu 58 mil empregos [por causa da competição com os importados]. Essa questão [da importação] é muito grave e queremos que o governo enfrente isso", disse o deputado federal Paulo Pereira (PDT-SP), presidente da Força Sindical.

E na tentativa de reverter esse quadro preocupante, representantes de centrais sindicais e sindicatos, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e do secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho irão se reunir logo mais no Palácio do Planalto, para discutir a implementação da Política de Desenvolvimento da Competitividade (PDC).

Na semana passada, cinco das seis centrais sindicais anunciaram que não participariam da reunião de apresentação da PDC, mas voltaram atrás. A nova política industrial tem como principais pontos aumentar os incentivos na área de inovação e medidas para melhorar a competitividade da indústria.

Durante o encontro serão debatidas medidas como a desoneração de impostos e as relacionadas ao câmbio não são suficientes para conter o aumento da importação. "O governo poderia adotar um índice de nacionalização de produtos, de 70%", assinalou o presidente da Força Sindical. "Assim, uma televisão, por exemplo, teria que ter 70% de componentes nacionais e um carro, 70% das peças produzidas no Brasil."

 

Fonte: Agência Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo