Noruega planeja investimentos em pesca marinha no RNDe acordo com embaixadora norueguesa Turid Eusébio, a expectativa é desenvolver parcerias no âmbito da exploração do pescado. |
notícias relacionadas
- Ministro Marcelo Crivella cumpre agenda de compromissos em Natal
- Governadora e Ministro da Pesca visitam projetos aquícolas em Barra de Cunhaú
- Empresários discutem ampliação do Projeto Atum Brasil/Japão
- Empresas de pesca terão isenção de mais de R$ 400 mil no ICMS do óleo diesel
- Parceria com japoneses estabelece novos objetivos para pesca oceânica nacional
- Atlântico Tuna apresenta balanço e assina acordo para criar centro tecnológico
- Atlântico Tuna almeja abastecer mercado nacional com peixe de alta qualidade
- Barcos japoneses devem ancorar em Natal com 800 toneladas de peixe
- Ao assumir a pesca, Luiz Sérgio diz que está apenas mudando de trincheira
- Parceria com japoneses pode tornar Natal pólo na pesca de atum
- Ministra da Pesca e Aquicultura defende agilidade no licenciamento ambiental
- Impasse na pesca da lagosta no RN é destaque no Estadão
Investimentos em na área de pesca e desenvolvimento de tecnologias para exploração do petróleo foram os assuntos tratados na manhã desta quarta-feira (1) entre a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama e a embaixadora da Noruega, Turid Rodriguez Eusébio.
O Rio Grande do Norte é atualmente o segundo destino mais vendido pela empresa aérea TAP na Noruega. No Estado, as principais atividades desenvolvidas pelos noruegueses ainda ficam na área do turismo e ramo imobiliário, mas de acordo com a embaixadora Turid Eusébio, a expectativa é desenvolver parcerias no âmbito da exploração do pescado.
"O Brasil precisa criar uma estrutura para a pesca marinha", disse a embaixadora. "A Noruega é toda cercada de mar e temos uma tradição muito forte de pesca em nossa cultura. Somos atualmente o maior exportador de salmão do mundo e temos também um forte mercado com o bacalhau. Desenvolvemos tecnologia para isso e conseguimos nos firmar nessa área preservando nossos mares através do desenvolvimento de tecnologias para a melhoria sustentável dessa atividade", concluiu Turid Eusébio.
Segundo Turid Eusébio a Noruega apresenta expressivos investimentos no Brasil, alcançando o patamar de sétimo lugar no ranking dos maiores investidores no País. "Boa parte do nosso fundo de soberania, que advém dos lucros com petróleo, está aplicado no Brasil", disse a embaixadora.
Para a governadora Rosalba Ciarlini, o interesse no desenvolvimento de uma aqüicultura e pesca com políticas de controle e tecnologia voltada para a sustentabilidade são iniciativas importantes e que devem ser continuadas.
Durante a reunião falou-se também na necessidade de investimento em tecnologia para exploração do petróleo na Noruega, principalmente através de parcerias a serem desenvolvidas com a Petrobrás. "Nesse aspecto temos aqui no Rio Grande do Norte pesquisas indicando que há aumento em nossa faixa de produção petrolífera. Situação semelhante acontece na Noruega e acho que podemos trabalhar juntos num intercambio benéfico para ambas as partes", disse a governadora Rosalba Ciarlini.
Fonte: Assecom