Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/04/2011 15h15 - Atualizado em 20/04/2011 15h20

Gás natural terá desconto médio de 9,7% entre maio e julho

De acordo com a Petrobras, a medida visa preservar a competitividade no mercado.

notícias relacionadas

O gás natural terá um desconto médio de 9,7% entre maio e julho deste ano. O reajuste partiu da Petrobras, que tomou a decisão em virtude do cenário recente de evolução dos preços dos energéticos e suas consequências sobre os valores estipulados nos contratos do combustível. De acordo com a companhia, a medida visa preservar a competitividade no mercado.

O desconto médio de 9,7% será aplicado aos contratos de fornecimento de gás para as distribuidoras sobre o reajuste de 1° de maio e, em consequência, os valores praticados nos próximos três meses (maio a julho) serão inferiores aos do período anterior.

A companhia alega ainda que além de não afetar a fórmula de precificação vigente, o desconto não constitui mudança nos contratos ou acordo, mantendo-se, portanto, inalterados todos os instrumentos contratuais existentes.

Adicionalmente, permanecem as vendas de gás natural de curto-prazo através de leilões eletrônicos. O último certame realizado em março passado garantiu para as distribuidoras suprimento firme de abril até julho de 7,8 milhões de m3/d com deságio de 46% em relação ao preço dos contratos que têm reajuste em maio.

Com o reajuste o preço de venda da Petrobras do gás natural nacional, incluindo o desconto em 1º de maio e os leilões, se posiciona em média 24% abaixo do preço dos contratos de longo-prazo com as distribuidoras.

Com informações da Petrobras


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo