Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/02/2011 18h02

Vendas e fluxo dos shoppings crescem com turismo de negócios

Pesquisa do Natal Conventio Bureau com a Fecomercio/IPDC aponta que 19,87% dos turistas de eventos visitam os estabelecimentos comerciais.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

O crescimento do turismo de negócios mexe com diversos segmentos da economia natalense. Na lista de beneficiados, um dos destaques são os shoppings, que costumam aumentar vendas e fluxo de pessoas durante a realização de congressos na capital potiguar. A procura dos turistas é por serviços básicos que possam ser oferecidos com agilidade, porém as compras também fazem parte do roteiro.

Uma pesquisa da encomendada pelo Natal Convention Bureau e desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) revela que os shoppings são visitados por 19,87% dos turistas de eventos em Natal. O estudo foi feito em quatro congressos nacionais - Entomologia, Enfermagem, Fruticultura e Otorrinolaringologia - sediados na capital potiguar.

Para o presidente do Natal Convention Bureau, George Costa, a boa participação pode ser creditada ao fato dos shoppings representarem referências no setor comercial. "São os expoentes do comércio. O turista não tem tempo para ter o conhecimento de outras opções então ele vai à referência", explica. Dos quatro congressos em que a pesquisa foi realizada, Praia Shopping e Midway Mall foram os destaques.

De acordo com George Costa, a escolha dos turistas tem a ver com o poder aquisitivo dos congressistas. Pela proximidade com a rede hoteleira e Centro de Convenções, o Praia Shopping é a escolha de muitos pela economia feita no transporte. Como o turista de negócios também usufrui do lazer em alguns momentos de sua estadia, o presidente do Natal Convention Bureau desta que este é mais um ponto positivo para o Praia Shopping.

"O mix dele é mais preparado para o turista de lazer, que gasta menos, e esse turista de eventos com menor poder aquisitivo pode ir a pé", ressalta. Quanto aos outros shoppings que estão melhores colocados na pesquisa, como Midway Mall e Natal Shopping, George Costa aponta a maior variedade de opções como característica forte. "É natural que tenha poder aquisitivo maior eu vá ao local que tem mais opções. Eles recebem um público mais seleto", reforça.

Para o superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o turista de eventos não consome exclusivamente os serviços que suprem suas necessidades, mas também aproveita o tempo livre na cidade para ir às compras. "No dia a dia ele não tem esse tempo. Quando saí de sua base, ele se dedica ao evento e sobra hora para ele comprar", analisa.

A gerente de Marketing do Praia Shopping, Danielle Leal, destaca o fator localização como grande responsável pelo aumento de fluxo no local durante os eventos do Centro de Convenções. De acordo com ela o turista de eventos chega ao estabelecimento em busca de agilidade. Compras rápidas, alimentação, serviços e internet são os segmentos mais procurados.

Sobre os serviços oferecidos pelo shopping, a gerente de Marketing conta que o mix de lojas não tem uma característica voltada para esse tipo de turista. "Trabalhamos para atender a vizinhança, quem mora próximo ao estabelecimento, nos bairros de Capim Macio e Ponta Negra", detalha.

Já no Natal Shopping, o presidente da Associação de Lojistas, Gustavo Macedo, diz que o estabelecimento tem uma boa estrutura para receber os turistas de eventos. "Os dois mais setores mais procurados são alimentação e suprimentos eletrônicos", revela. Segundo o presidente da Associação de Lojistas, o shopping dispõe de uma praça de alimentação em que o turista pode comer com qualidade.

Gustavo Macedo explica que na estrutura do estabelecimento o turista de negócios tem opções de imprimir documentos, utilizar a internet, encontrar suprimentos eletrônicos que precise, e até mesmo comprar roupas formais em casos de emergência.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo