Vendas e fluxo dos shoppings crescem com turismo de negóciosPesquisa do Natal Conventio Bureau com a Fecomercio/IPDC aponta que 19,87% dos turistas de eventos visitam os estabelecimentos comerciais. |
Por: Felipe Gibson
notícias relacionadas
- Centro de Convenções de Natal teve 290 dias de ocupação em 2011
- Micro e pequenas empresas já têm incentivos em compras públicas
- Simplificar a abertura de pequenos negócios é meta para Guilherme Afif
- Dilma encerra em Nova York Encontro sobre Investimentos no Brasil
- Abertura do evento atrai milhares de visitantes à Arena das Dunas
- Presidente do Sistema Fecomércio RN prestigia lançamento da Feira de Negócios de Caicó
- Prêmio Mulher de Negócios está com inscrições abertas
- Atrações turísticas de Natal e RN são mostradas para operadores americanos e mexicanos
- Turismo de negócios movimenta a economia do setor
- Secretaria de Turismo de Natal trabalha com Sebrae/RN/Fecomércio receptivo e rodada de negócios para a Copa 2014
- SENAI confirma presença na Feira de Negócios de Parelhas
- Desigualdade entre gêneros é menor nos pequenos negócios
- III Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web acontece em Natal
- Empresários têm até sexta-feira para se inscrever em prêmios
- Rodada de Negócios Multisetorial reúne empresas potiguares
- Rodada de Negócios Multisetorial contempla 30 atividades
- Gastos com viagens de negócios devem crescer 14% em 2013
- Pequenos negócios geram 90% dos empregos em junho
- Caicó terá Feira do Microempreendedor Individual
- Marcas mostram potencial do RN no Salão Bossa Nova
- Encontro vai estimular negócios no setor de franquias
- Encontro vai estimular negócios no setor de franquias
- Natal sedia evento de ceramistas do Nordeste
- Exportações registram queda de 3,61% no bimestre
- Empregos crescem 81% nos pequenos negócios
- Mulheres comandam maioria dos pequenos negócios no NE
- Reunião da Câmara Empresarial do Turismo discute ações voltadas para o turismo de eventos
- Exponor 2012 chega ao fim com stands comercializados já para o próximo ano
- Convênio amplia crédito para pequenos negócios do varejo
- Setor turístico de olho em grandes eventos
- 70% da farinha consumida na Grande Natal vem de outros estados
- Governo define últimos preparativos para 9ª Feira de Negócios do Seridó
- Rodada de negócios promove encontro entre empresários do Brasil e da Alemanha
- Governo lança 8ª edição da Feira de Negócios do Vale do Açu
- Alemães visitam Rio Grande do Norte em busca de negócios
- Governo lança 9ª edição da Feira de Negócios do Seridó
- Encontro de Negócios incentiva parcerias entre micro empresas do setor de energia
- Governo tem meta de ampliar feiras do agronegócio no RN
- Feira de Negócios Mato Grande atrai cerca de 20 mil visitantes
- Tudo pronto para Feira de Negócios do Mato Grande e Litoral Norte
- Empresárias de RO e CE vencem Mulher de Negócios
- Feira de Negócios do Seridó é aberta nesta quinta-feira
- 8ª Feira de Negócios do Seridó é aberta nesta quinta-feira
- Fortalecimento da economia regional é foco da Feira de Negócios do Seridó
- Começa montagem dos estandes da Feira de Negócios do Seridó
- Feira de Negócios do Seridó apresenta novidades para oitava edição
- RN participa de Feira para captar eventos em São Paulo
- Governo lança oitava edição da Feira de Negócios do Seridó
O crescimento do turismo de negócios mexe com diversos segmentos da economia natalense. Na lista de beneficiados, um dos destaques são os shoppings, que costumam aumentar vendas e fluxo de pessoas durante a realização de congressos na capital potiguar. A procura dos turistas é por serviços básicos que possam ser oferecidos com agilidade, porém as compras também fazem parte do roteiro.
Uma pesquisa da encomendada pelo Natal Convention Bureau e desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) revela que os shoppings são visitados por 19,87% dos turistas de eventos em Natal. O estudo foi feito em quatro congressos nacionais - Entomologia, Enfermagem, Fruticultura e Otorrinolaringologia - sediados na capital potiguar.
Para o presidente do Natal Convention Bureau, George Costa, a boa participação pode ser creditada ao fato dos shoppings representarem referências no setor comercial. "São os expoentes do comércio. O turista não tem tempo para ter o conhecimento de outras opções então ele vai à referência", explica. Dos quatro congressos em que a pesquisa foi realizada, Praia Shopping e Midway Mall foram os destaques.
De acordo com George Costa, a escolha dos turistas tem a ver com o poder aquisitivo dos congressistas. Pela proximidade com a rede hoteleira e Centro de Convenções, o Praia Shopping é a escolha de muitos pela economia feita no transporte. Como o turista de negócios também usufrui do lazer em alguns momentos de sua estadia, o presidente do Natal Convention Bureau desta que este é mais um ponto positivo para o Praia Shopping.
"O mix dele é mais preparado para o turista de lazer, que gasta menos, e esse turista de eventos com menor poder aquisitivo pode ir a pé", ressalta. Quanto aos outros shoppings que estão melhores colocados na pesquisa, como Midway Mall e Natal Shopping, George Costa aponta a maior variedade de opções como característica forte. "É natural que tenha poder aquisitivo maior eu vá ao local que tem mais opções. Eles recebem um público mais seleto", reforça.
Para o superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o turista de eventos não consome exclusivamente os serviços que suprem suas necessidades, mas também aproveita o tempo livre na cidade para ir às compras. "No dia a dia ele não tem esse tempo. Quando saí de sua base, ele se dedica ao evento e sobra hora para ele comprar", analisa.
A gerente de Marketing do Praia Shopping, Danielle Leal, destaca o fator localização como grande responsável pelo aumento de fluxo no local durante os eventos do Centro de Convenções. De acordo com ela o turista de eventos chega ao estabelecimento em busca de agilidade. Compras rápidas, alimentação, serviços e internet são os segmentos mais procurados.
Sobre os serviços oferecidos pelo shopping, a gerente de Marketing conta que o mix de lojas não tem uma característica voltada para esse tipo de turista. "Trabalhamos para atender a vizinhança, quem mora próximo ao estabelecimento, nos bairros de Capim Macio e Ponta Negra", detalha.
Já no Natal Shopping, o presidente da Associação de Lojistas, Gustavo Macedo, diz que o estabelecimento tem uma boa estrutura para receber os turistas de eventos. "Os dois mais setores mais procurados são alimentação e suprimentos eletrônicos", revela. Segundo o presidente da Associação de Lojistas, o shopping dispõe de uma praça de alimentação em que o turista pode comer com qualidade.
Gustavo Macedo explica que na estrutura do estabelecimento o turista de negócios tem opções de imprimir documentos, utilizar a internet, encontrar suprimentos eletrônicos que precise, e até mesmo comprar roupas formais em casos de emergência.