Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

21/10/2010 17h22 - Atualizado em 21/10/2010 17h22

Prefeitura de Ipanguaçu capacita agricultores familiares para torná-los empreendedores

Treinamento e Isenção de impostos estão entre as medidas para viabilizar a Feira.

notícias relacionadas

Uma turma de 40 agricultores familiares de Ipanguaçu está sendo instruída pela prefeitura do município através do projeto Feira da Agricultura Familiar para, em breve, poder prestar esse tipo de serviço à população, incrementando a renda de suas famílias.

Caberá à Secretaria de Agricultura de Ipanguaçu organizar a feira, que será sempre às sextas-feiras, no centro da cidade. O município já adquiriu balanças, barracas e outros materiais necessários, tudo padronizado. “Cadastramos 80 famílias interessadas em participar da feira. A capacitação, obrigatória, é o primeiro passo. O curso dura 15 dias, ou duas semanas, e tem 5 horas diárias de aulas”, informa o secretário municipal José Ferreira Cunha.

Assim que for concluída a capacitação da primeira turma, começa a dos outros 40 agricultores familiares cadastrados. Além de receberem da prefeitura as suas barracas e demais equipamentos, os futuros feirantes também aprendem no curso técnicas de venda, para conquistar e fidelizar a sua clientela.

Segundo dados da prefeitura de Ipanguaçu, registrou-se um número expressivo de mulheres cadastradas no projeto. Para o prefeito Leonardo Oliveira, isso já era esperado. “Este é um reflexo de uma demanda antiga. O projeto da Feira da Agricultura Familiar supre uma necessidade que há muito existe na zona rural do nosso município, onde é comum que as mulheres vendam sua produção, oriunda de pequenas hortas comunitárias ou caseiras, para ajudar a melhorar a renda de suas famílias. Essa capacitação que oferecemos e a estrutura da feira servem para profissionalizar essa atividade, tornando essas pessoas verdadeiros empreendedores, donos de seus negócios, melhorando a renda de quem vende e a qualidade do produto para os que compram”, afirmou Leonardo.

Na visão do prefeito, uma das grandes vantagens do projeto está na isenção de impostos dos barraqueiros. "Cada agricultor vai receber sua barraca e vender suas mercadorias sem pagar qualquer tipo de imposto", declarou o prefeito.

O curso, que está sendo realizado no Auditório Pedro Julião Filho, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu, é visto com entusiasmo pela agricultora Sônia Lopes, integrante da primeira turma do Projeto. Sônia produz verduras e frutas em uma pequena horta comunitária no Assentamento Olho D’água, onde mora. Com a atividade, ela afirma ter, atualmente, um lucro médio mensal de quase um salário mínimo. Com a capacitação, Sônia espera um futuro melhor. “Agradeço à prefeitura pela criação da Feira da Agricultura Familiar. Agora é só cada feirante ter a sua determinação de trabalhar, pois o lucro é garantido. O projeto dessa feira é uma benção de Deus".

Na Feira organizada pela prefeitura poderão ser comercializados apenas produtos de procedência da agricultura familiar, tais como feijão, milho, batata, frutas e legumes em geral, galinha caipira, ovos, leite, queijo, mel e bolo, entre outros.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo