Mulheres são agraciadas com a Medalha do Mérito Nísia FlorestaA entrega da medalha, acompanhada de diploma assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março |
notícias relacionadas
- Mulheres são as que mais formalizam empresas no Brasil
- Prêmio reconhece força do empreendedorismo feminino
- Campanha Chega de Fiu Fiu quer o fim do assédio a mulheres em locais públicos
- Aumenta 8% a participação de mulheres na construção civil
- Mulheres comandam maioria dos pequenos negócios no NE
- Cresce a participação de trabalhadores com mais de 50 anos no mercado de trabalho
- Apenas 13% das mulheres aprovam relação trabalho-família
- Mulheres ocupam menos de 10% das vagas na carreira de TI
- Sebrae/RN premia mulheres com atuação empreendedora
Em solenidade realizada nesta quinta-feira, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, seis mulheres foram agraciadas com a Medalha de Honra ao Mérito Nísia Floresta. A entrega da medalha, acompanhada de diploma assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento foi organizado pela Prefeitura do Natal, por meio das secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semitas) e de Políticas Públicas para Mulheres (Seul) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
O prefeito Carlos Eduardo afirmou que se sentia muito feliz em ter chegado de Brasília, onde assinou contratos na área de mobilidade urbana, a tempo de participar da solenidade. Ele fez questão de nominar cada uma das seis mulheres agraciadas, como forma de aplauso e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por elas em defesa da cidadania e, principalmente, dos direitos da mulher.
O chefe do executivo municipal observou que o reconhecimento à importância da mulher na sociedade natalense, não se resumia à preservação de uma secretaria especializada e lembrou que na sua gestão nomeou várias mulheres para exercerem o cargo de secretárias, entre as quais Virgínia Ferreira, na secretaria de Planejamento, Elequicina Santos, de Mobilidade Urbana, e Ilzamar Pereira, de Trabalho e Assistência Social. Diante de uma plateia formada na maioria por mulheres, que considerou “poderosas”, reiterou o compromisso de que sua administração unirá esforços na luta que as mulheres empreendem para a conquista de dias melhores.
A vice-prefeita Wilma de Faria, que instituiu a Medalha do Mérito Nísia Floresta em 1990, quando exercia o cargo de prefeita, parabenizou às homenageadas e enalteceu a luta das mulheres na defesa dos seus direitos. Wilma de Faria destacou ainda as ações em prol das mulheres executadas pela atual administração municipal.
Foram agraciadas com a Medalha do Mérito Nísia Floresta pela luta em defesa dos direitos da mulheres: Cristina Santos (coordenadora do Fórum de Mulheres do RN), Maria do Socorro da Silva (coordenadora da Educação Superior da Diretoria Acadêmica de Ciência do Campus Natal Central – IFRN), Fátima Maria Costa Soares de Lima (juíza substituta da Vara de Violência Doméstica e Familiar de Natal), Udymar Pessoa Dantas Cardoso (militante em defesa dos direitos sociais das mulheres, atua como membro no CMDM pelo Grupo Autônomo de Mulheres/RN), Rosângela Rosa Maria Ferreira de Melo (começou militância política na Pastoral da Juventude, onde foi coordenadora estadual e nacional, atuou no movimento comunitário do bairro das Quintas) e Larissa Dantas Gentile (empresária da indústria da Construção Civil e atual vice-presidente do Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Norte). Ela foi representada pela jornalista Ruth Dantas.
Criado pelo decreto municipal 4.071 de 1990, a medalha é concedida anualmente, no Dia Internacional da Mulher, por proposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, às mulheres que por sua obra ou atividade tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou tenham se destacado em ações de interesse social.
Participaram também da solenidade, a deputada Marcia Maia, representando a Assembleia Legislativa, e a vereadora Eleika Bezerra, representando a Câmara Municipal do Natal, além de militantes de movimentos sociais e de defesa das mulheres.
*Fonte: Assessoria Prefeitura do Natal