SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (depoimentos.idusuario = 8) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 545,5
O saldo positivo de 1.200 postos formais de trabalho gerados pelo estado do Rio Grande do Norte em março, teve uma contribuição decisiva dos segmentos de Comércio e Serviços. Juntos, os dois geraram 1.913 mais vagas do que fecharam no terceiro mês deste ano (1.014 no segmento de Serviços e 548 no Comércio). O segundo setor com mais vagas foi a Construção Civil, que, entre demissões e admissões, terminou março com 1.365 novos postos.
Já no acumulado do ano, o segmento é, disparado, o que mais vem abrindo novas vagas. Já são 2.936 (sendo 2.046 em Serviços e 890 no Comércio) vagas novas nos três primeiros meses de 2010.
Força 2
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomercio RN), Marcelo Queiroz, credita o bom desempenho às vendas em alta no período – na esteira do final da redução do IPI, às contratações temporárias para a Páscoa e também ao aquecimento do setor de serviços que, neste ano de fatos pontais como eleições e Copa do Mundo tende a elevar substancialmente seu nível de empregos.
Não colou
Questões políticas à parte, não pegou nada bem a substituição (ou possível?) do secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Junior, pelo publicitário Tertuliano Pinheiro. Ficou com uma cara de Terra Sem Dono...
Vendas
Crescer 11,2% nas vendas do comércio em fevereiro, período de vacas magras e muita conta pra pagar, sem dúvida, foi sensacional para o RN. Com os números de março, prenuncia-se um primeiro semestre excepcional para o setor.
Nada, ainda
Mais uma semana termina e, até esta quinta-feira, ainda não se teve notícia do edital do aeroporto de São Gonçalo. Ainda há uma esperança de que saia nesta sexta...
Irritado
A falta de definição – que, fique claro, tem nome e sobrenome (Nelson Jobim, ministro da Defesa) – tem deixado o secretário de Planejamento do estado, Nelson Tavares, irritadíssimo. Em telefonemas, ao longo desta semana, para Brasília, ele tem falado duro.
Convencer
Quando voltar a Natal, na segunda-feira, 19, a prefeita Micarla de Souza vai tentar dissuadir o secretário de Tributação, Francisco de Paula Schettini, a não deixar o cargo. Se tiver sucesso, a borboleta começa a estancar a sangria que tem levado algumas das melhores cabeças da gestão Verde.
Voltamos. Ou melhor, voltei! A entrada do Portal Mercado Aberto nas ondas da web é a concretização – se é que podemos dizer isso de algo que, conceitualmente, é virtual – de mais uma etapa da nova vida profissional que venho tendo desde 24 de março de 2009, quando fui desligado do jornal Diário de Natal, onde estive por cerca de 14 anos. Desde então, incentivado por alguns amigos, colegas e, principalmente por minha esposa, Ana Paula Oliveira, tratei de voltar a escrever, agora pela Internet. Mas a Coluna do Luciano Kleiber terminou ganhando características diferentes do que deveria ter sido. Mais que um blog, um espaço opinativo e redigido apenas por mim, ela passou a ser informativa, contando com o trabalho primeiro de um, depois de dois e, por fim, de três jornalistas. Foi quando, mais uma vez minha esposa Ana Paula me convenceu a ampliar a coluna. Nascia a idéia do Mercado Aberto, um portal, aliás, o primeiro e até agora único, portal de notícias e informações exclusivamente da área de economia do RN. Um desafio, como tantos que tive em minha vida. Mas, decidi encarar. E cá estamos. Aos poucos, vocês, caros leitores, vão conhecendo nosso portal. Teremos vários canais, colunas, espaços para coberturas especiais (inclusive fotográficas) e para a disponibilização de dados, dos mais diversos, sobre nossa economia. Sejam todos muito bem vindos. E voltem sempre. Ah, sobre esta minha coluna, ela será atualizada às terças, quintas e sábados, sempre com, pelo menos dez notinhas novas. Espero que todos gostem.
Liderando
O encontro do deputado federal Henrique Eduardo Alves com empresários do setor de comércio, serviços e turismo do estado, nesta segunda-feira (12), na sede da Fecomercio, deixou a todos surpresos. A postura clara, assumida pelo parlamentar, contrária à discussão, agora, da delicada questão da redução da jornada semanal de trabalho contrasta com aqueles discursos normalmente assumidos pelos políticos em ano eleitoral. Sabem, aquele estilo: “sim, não, talvez, antes pelo contrário...”? Pois bem, com Henrique, não teve nada disso.
Números
A quem interessar possa: do saldo de cerca de 4.800 empregos novos gerados no ano passado em todo o RN, as empresas com até quatro empregados (em outras palavras, as micros e pequenas empresas) responderam por nada menos que 15 mil novas vagas. O resultado final pífio foi puxada para baixo por outros segmentos. E ainda há quem não aceite que, para fazer o país crescer, é só estimular as micros e pequenas empresas.
Simples trabalhista
Aliás, por falar em micro e pequenas, depois do Supersimples e suas vertentes, vem aí mais uma batalha grande do setor: O simples trabalhista. A ideia é criar um ambiente menos voraz do ponto de vista tributário para a formalização da mão-de-obra nestas empresas. Em resumo: tornar mais fácil e menos oneroso assinar as carteiras dos empregados. Briga para o ano que vem.
Campanha 1
O empresário e presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares do RN, Paulo Gallindo, recebe esta semana a visita de um grupo de diretores e gerentes de marketing do Grupo Guararapes-Riachuelo. Eles vêm a Natal para conhecer alguns detalhes da cidade e ver locações potenciais para os cliques e takes do catálogo e da campanha de TV da coleção Primavera-Verão da roupas produzidas e comercializadas pelo grupo. Mesmo sendo potiguar, o conglomerado fundado por Nevaldo Rocha está dividido entre Aruba, Fortaleza e Natal para sediar as locações.
Campanha 2
A disputa entre as cidades tem razão de ser. A campanha que vai divulgar a nova coleção deve ir às ruas no final de agosto e representa um investimento total da ordem de R$ 10 milhões, tendo como estrela principal o furacão baiano Ivete Sangalo. Sediar as locações significa ter imagens da cidade em milhares de panfletos, outdoors, VTs, displays e anúncios de revistas e jornais de todo o Brasil. Uma exposição de fazer inveja e com impactos inevitavelmente positivos no fluxo de turistas. Gallindo tem feito gestões junto ao seu amigo pessoal, Flávio Rocha (VP do grupo Guararapes-Riachuelo) em defesa de Natal. E quer o apoio das entidades ligadas ao turismo e do Poder Público para poder oferecer o melhor em termos de apoio logístico às equipes e elas realmente vierem para cá.
Edital
Anotem: sai até esta sexta-feira, 16 de abril, o edital para a obra do aeroporto de São Gonçalo. Mesmo com toda a birra do ministro Nelson Jobim (Defesa). E vai sair por que Lula e Dilma querem. Ponto.
Duas realidades
Está cada dia mais difícil de justificar o alto índice de vacância nas lojas do Natal Shopping. Os lojistas que resistem, têm cobrado veementemente dos gestores algumas providências. O projeto de expansão do empreendimento, uma medida definitiva para reverter o quadro, continua engavetado. Há longos quatro anos. Enquanto isso, no Midway...
Poder de Fogo
Um levantamento informal feito por empresários do setor chega a assustar e a nos fazer perguntar: de onde vem tanto dinheiro? Nos primeiros três meses deste ano, o número de carrões do tipo SUV (Sport Utility Vehicle) – aqueles jipões de marcas como Land Rover, Mitsubishi, Hyundai, Toyota e Honda – cresceu nada menos que 200% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale lembrar que cada carro desses não sai por menos de 130 mil reais.
Interiorizar
Ainda não é oficial, mas a rede de supermercados Nordestão está procurando um terreno em Mossoró para dar início à sua interiorização. Além da Terra de Santa Luzia, Macaíba e Panamirim estão nos planos.