SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (depoimentos.idusuario = 8) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 515,5 Portal Mercado Aberto
Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Conselhos Nacionais

26/10/2010 10h42

Os empresários Marcelo Queiroz, Luiz Lacerda e Gilberto Costa estão hoje no Rio de Janeiro. Tomam posse nos conselhos nacionais de Sesc e Senac. Queiroz e Lacerda no do Senac e Queiroz e Costa no do Sesc, como representantes do RN.


Clima positivo

26/10/2010 09h41

As sucessões dos sindicatos que compõem a Fiern e a da própria instituição - Amaro Sales no lugar de Flávio Azevedo - em chapa única são dignas de registro e de comemoração. Felizmente, passados anos negros, em que o clima acirrado gerou situações constrangedoras para qualquer entidade empresarial, a paz volta a reinar. E, com ela, a coesão necessária para que projetos sejam levados adiante e conquistas sejam colecionadas. E o melhor é que não é só na Fiern. Fecomercio, CDL Natal e Sebrae seguiram e seguem o mesmo caminho. Que seja sempre assim!


Agilidade e Modernidade

25/10/2010 12h19

Confesso que as primeiras conversas sobre uma repaginada no Portal Mercado Aberto me assustaram. Minha equipe - à frente as incansáveis Ana Paula Oliveira e Karla Larissa - insistiu, dizendo que precisávamos de mais "modernidade e agilidade". Dei o sinal verde. Dois meses depois e menos de seis meses após termos dado o ponta-pé inicial neste nosso veículo - fruto de muito trabalho mas, principalmente, dos sonhos meus e de Ana Paula Oliveira, eu agora entendo o que elas queriam dizer.

O novo portal Mercado Aberto está impressionante! A equipe da Ponto Criativo, a meu ver, captou muito bem o que nós, do editorial queríamos. O resultado vocês podem conferir. Naveguem, vejam os detalhes. Tudo é novo e mais "moderno e ágil". A partir de agora, podem ter certeza, nós teremos muito mais prazer e facilidade para seguir levando a cada um de nossos leitores o que há de mais atual na área de economia, negócios e finanças, sempre com um nível de detalhamento inédito no nosso estado. Sejam bem vindos ao novo portal. Espero que vocês gostem como eu gostei.

 


Pegando embalo

17/09/2010 15h24


O número do IBGE relativo às vendas do comércio no mês de julho (incremento de 14,2%, o Segundo maior do ano) ratificam o que eu disse aqui há cerca de quinze dias: as expectativas para este ano no setor são muito boas. Se apenas com o movimento oriundo do maior número de turistas em Natal e em algumas cidades pólo do estado já tivemos este incremento, o que dizer quando começarem a ser contabilizados os números de Dia dos Pais, Liquida Natal, Crianças, e final de ano? Anotem: aposto em crescimento de 12% no ano, quase três vezes o que crescemos no ano passado.

Golpe
Solidarizo-me aqui com o amigo Rogério Nunes, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda, pelo golpe do qual o SAP foi vítima. Coisas da modernidade.

Associação
Frase ouvida de um taxista (dizem que são eles o melhor termômetro do que, como diziam os antigos jornalistas, “diz a rua”), ouvida na manhã desta sexta, 17.09. “Eu vou organizar a Associação dos Credores de Micarla! A mulher não paga a ninguém”. O problema é: onde seriam as reuniões da Associação depois da demolição do Machadão. Registre-se que, quando se referiu a “Micarla” o taxista queria dizer “Prefeitura”.

ISS
Bem fizeram as empresas de ônibus de Natal que trocaram os créditos que lhe seriam devidos por fornecer vale-transporte a servidores municipais pelos valores que teriam que recolher em ISS. É a máxima: “se não me pagas, de mim não recebes”



*Coluna atualizada nesta sexta-feira (17)

 


Os números, ah, os números

01/09/2010 10h17

Crescer 9,7% em um semestre, em relação ao semester anterior é algo que deveria ser motivo de (muita) comemoração em qualquer lugar do mundo! Certo? Errado! Aqui no RN, não é assim. Pelo menos não é assim quando o assunto são os números das vendas do comércio apurados com todo o esmero e exatidão inerentes a um instituto como o IBGE.

Quando saíram os números de junho (infelizmente eles saem com um atraso irritante), boa parte da imprensa e dos “analistas” de plantão começaram a buscar os motivos pelos quais o estado cresceu menos que a media nacional e por que, em junho, especificamente, ficou em penúltimo lugar no país.

Pára tudo! Gente, não é assim! Há peculiaridades nos estados. É uma safra de soja em Goiás, um movimento maior da economia no Sudeste, dados inflados pela redução do IPI em todo o país. É preciso, antes de buscar “culpados” pelo desempenho “aquém”(hein???!!!) do esperado, ver que número é esse. Elevar em 6,6% as vendas em junho e em 9,7% na média do semestre é volume de crescimento digno da China, com todo o seu mercado mastodôntico. Não dá para simplesmente achar que este número é ruim só porque alguns estados como o Tocantins (!!!) cresceu mais de 20% suas vendas no período. Ora, o Tocantins, com todo o respeito, ainda é um estado de população meio nômade e que vive ao sabor do movimento de safras em estados vizinhos. Resumindo, eles têm as particularidades deles. E nós, as nossas.

Eu, particularmente, estou esperando ansiosamente pelos dados do segundo semestre. Julho (com o turismo), agosto (com o Liquida Natal), setembro e daí por diante… Tenho certeza que fecharemos o ano com um crescimento médio acima ou muito próximo, dos dois dígitos. Num ano em que o PIB vai crescer 5%, 6% no máximo (eu aposto em menos de 5%). O que vocês querem mais!?



Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo