Exigências da Fifa são debatidas por empresários de Natal
19/03/2014 15h37
O evento aberto ao público aconteceu nesta quarta-feira (19), às 9h, no auditório da CDL Natal, na rua Ceará Mirim. Organizado pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) em parceria com a própria CDL Natal e a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte.
Estarão na mesa de debate os empresários, principalmente daqui de Natal, e os executivos da Fifa. A equipe da Fifa é formada, principalmente, por pessoas que têm ligação com a questão do que eles chamam de proteção às marcas.
A grande preocupação da entidade máxima do futebol é evitar o que eles já batizaram, e já consagraram o termo, de marketing abusivo. Eles dizem que as marcas que não são patrocinadoras da Copa do Mundo procuram muitas vezes fazer contatos com condomínios, com lojas, que ficam no entorno das arenas e tentam fazer aparecer suas marcas. Por causa disso, a Fifa impõe uma série de restrições para os estabelecimentos, principalmente os que ficam no que eles chamam de área de acesso; É uma área de 2km de raio, no caso aqui de Natal a partir da Arena das Dunas, e o que os empresários querem ouvir hoje é exatamente esse detalhamento: o que pode e o que não pode ser feito, não apenas nos dias de jogos aqui na nossa capital mas também a partir da véspera; porque a Fifa também impõe essas mesmas restrições a partir véspera.
Muita coisa poderá ser evitada, muito problema, muito constrangimento... inclusive uso de força policial, que a Fifa tem feito, fez na época da Copa das Confederações e também em outras Copas , isso poderá ser evitado aqui em Natal de acordo com esse debate de hoje. Amanhã trarei todos os detalhes do que foi discutido no evento.