Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Porto de Natal enfrenta novo desafio

17/03/2014 14h41

O novo desafio que o porto está para enfrentar na luta pela sua viabilização, principalmente comercial, tem a ver com o iminente fim das atividades ou redução drástica das atividades da empresa Del Monte, que produz bananas na região do Vale do Açu. 

A empresa é praticamente a única exportadora de bananas do Rio Grande do Norte.  Ela exportou no ano passado 10,86 milhões de dólares em bananas. Embora ainda seja um número que está bem distante do pico, quando em 2007, a Del Monte chegou a exportar quase 28 milhões de dólares dessas frutas, esse valor é um número considerável; ele representa um movimento de aproximadamente 10 mil contêineres/ano no porto de Natal, e a Del Monte-exatamente essa derrocada de 2007 pra cá - perdeu mais de 50% do seu volume de exportações.

A empresa mostra pouco folego pra continuar a fazer o envio dessas frutas aqui pelo Rio Grande do Norte, principalmente por questões tributárias.

Existem alguns entraves burocráticos para essa produção, e isso tem dificultado a entrada da nossa banana, da banana produzida no Rio Grande do Norte, principalmente no mercado europeu. Com isso, o porto vai realmente enfrentar um grande problema, porque embora a produção, o volume de contêineres exportados em banana esteja distante dos 58 milhões de dólares que são exportados em melão, não deixa de ser uma perda considerável para um terminal que tem brigado muito, nos últimos anos, para tentar viabilizar-se comercialmente. Perder um movimento de 10 mil contêineres/ano, agora, pode ser um tiro de misericórdia nessa viabilidade do nosso porto.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo