Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/04/2013 09h04 - Atualizado em 25/04/2013 09h19

Trigo custa até 20% mais caro na região NE

O valor pago em ICMS ainda é somado às despesas com frete, o que puxa o preço do trigo

notícias relacionadas

Biscoitos, massas e pães não são mais tão baratos como em outros tempos, e isso muito se deve ao elevado valor do grão, que no Nordeste chega a ser até 20% mais caro do que em outras regiões, como Sul e Sudeste. A informação foi dada pelo diretor corporativo do grupo M. Dias Branco, Luís Eugênio Pontes, que apontou a carga tributária e os gastos com frete como os principais responsáveis pelos reajustes dos últimos anos.

"O Nordeste tem o trigo mais caro porque o item é bastante impactante na economia local, diferente do que acontece em outras regiões, o que faz o governo aumentar os impostos que incidem sobre o item. Para se ter uma ideia, os produtores nordestinos pagam 34% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no produto, enquanto no Sul e Sudeste, por exemplo, o imposto não é cobrado", explicou Pontes.

Ainda conforme o diretor do grupo M. Dias Branco, o valor pago em ICMS ainda é somado às despesas com frete, o que puxa o preço do trigo nordestino ainda mais para cima. "O Brasil produz 5 milhões de toneladas de trigo por ano e isso não é suficiente para o abastecimento de todas as regiões. Assim, o Nordeste importa muito e sofre com as taxas de transporte", afirma.

 

Fonte: Portal do Agronegócio


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo