Município de Apodi se torna referência na produção do pescado em cativeiroAtualmente a associação de pescadores conta com 25 associados e 55 tanques redes instalados |
notícias relacionadas
- Piscicultores do Seridó se unem para vender mais
- Vendas nos supermercados caem 3,8%
- Indústria de polpas deverá ser instalada em Apodi
- Confira o funcionamento do comércio durante a semana santa
- Preço do peixe aumenta 8% às vésperas da semana santa em Natal
- Vendas dos supermercados crescem mais de 11% em fevereiro
- Pescado aumentou em média 3,2 % de uma semana para outra
- Vendas dos supermercados sobem 3,84%
- ABIH-RN lança Guia de Hotéis Associados em eventos nacionais
- Governadora destaca em seu programa de rádio o avanço do RN com a chegada de novas indústrias
- Exportações de pescado do crescem 83,4% no RN em 2011
- Apodi e Mossoró receberão indústrias
- Representantes de trabalhadores rurais e Igreja se reúnem dia 21 com ministra da Casa Civil
- Tilápias do RN serão rastreadas
- Semarh garante apoio a projeto de Tilapicultura no Mato Grande
A criação de tilápias transformou o município de Apodi, distante 328 quilômetros de Natal, em referência na produção do pescado em cativeiro no Rio Grande do Norte.
Mensalmente são produzidas cerca de seis toneladas do produto. Para expandir a produção e comercialização, a Associação de Aquicultores de Apodi (Aquapo) resolveu abrir um ponto de vendas na cidade. Os aquicultores apodienses, apostam na diversificação de produtos e na aproximação com o consumidor final. A expectativa é comercializar cerca de 13 toneladas de pescado somente para a Semana Santa.
Construído com recursos próprios da associação, o ponto de vendas, permitirá também que produtos beneficiados, como lingüiça, almôndegas e hambúrgueres de tilápia, passem a integrar o cardápio das famílias. Os produtos, fabricados após consultorias promovidas pelo Sebrae-RN, permitem um melhor aproveitamento e a agregação de valor ao pescado. "Tínhamos esse sonho, que agora se tornou realidade. Com o ponto de vendas, a população vai ter acesso mais fácil a nossos produtos, que estão sendo diversificados para tornar a tilápia mais atrativa e fazer com que todos ganhem no final", comemora o presidente da Aquapo, Antônio Francisco de França.
Atualmente com 25 associados e 55 tanques redes instalados, a Aquapo comercializa a produção, principalmente, junto a instituições públicas, como Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e secretaria de educação do município, que incluiu desde 2010 a tilápia no cardápio da merenda em 14 escolas do município.
Para o gestor de Piscicultura do Sebrae-RN, Renato Gouveia, a inauguração da loja para comercializar a tilápia beneficia diretamente o consumidor final e os aquicultores, dois atores importantes na cadeia produtiva da piscicultura local.
Fonte: Agência Sebrae RN