Semarh pedirá ajuda ao DNOCS para modernizar Perímetro Irrigado de CruzetaSucateamento do sistema prejudica 41 famílias |
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, estará nesta sexta-feira (30), às 15h, na sede do Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS) em Fortaleza, tratando do projeto de recuperação e modernização do Perímetro Irrigado de Cruzeta. Ele será recebido pelo diretor geral, Ramon Flávio Rodrigues.
Jales vai apresentar o projeto do perímetro irrigado de Cruzeta, as ações desenvolvidas pela Semarh e solicitar ao DNOCS providências que cabem ao órgão federal para o andamento do projeto. Este ano, a Semarh já realizou reunião com a Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado de Cruzeta (Apicruz) que estão comprometidos com o trabalho.
O Perímetro Irrigado de Cruzeta possui uma área total de 124 hectares e 12 quilômetros de canais primários e secundários que levam a água do Açude Cruzeta até os lotes de 23 irrigantes, associados da Apicruz, que fazem parte das 41 famílias que ali residem. O projeto contempla aquisição de equipamentos, recuperação e ampliação da rede de energia elétrica, recuperação do canal principal de irrigação e assistência técnica.
Já foram concluídos pela Semarh os 23 projetos executivos que indicam quais culturas serão plantadas em cada lote e que equipamentos serão necessários. Também foi feita uma avaliação econômica e financeira do perímetro com receitas e despesas atuais para que se possam comparar esses dados depois da recuperação e modernização implantada. Através de oficinas técnicas foram decididas as intervenções no perímetro. Além das obrigações e necessidades dos envolvidos no projeto. Outro trabalho realizado foi a avaliação hidrológica do Açude Cruzeta, de onde será retirada a água utilizada para irrigação.
Projeto
O Perímetro Irrigado de Cruzeta começou a ser construído em 1973 e foi concluído em 1977. A região fica a 250 quilômetros de Natal. A produção é baseada em tomate, milho, feijão e mamão.