Aeroporto é tema predominante no plenário da ALDeputados discutem as oportunidades de trabalho que vão surgir a partir do aeroporto. |
notícias relacionadas
- FIERN participa de audiência com Eduardo Cunha na AL/RN
- Inscrições para concurso da Assembleia Legislativa encerram hoje
- George Soares fala do interesse de espanhóis na economia do RN
- Dificuldades dos pequenos produtores rurais será discutida em audiência pública
- Novo horário de funcionamento da Assembleia começa na segunda-feira
- Assembleia esclarece uso da verba de ressarcimento
- Fábio Dantas cobra reforço da segurança pública no interior do RN
- Assembleia Itinerante se instala em Parnamirim
- Governo apresenta prestação de contas na Assembleia Legislativa
- Proposta do Governo de investir R$ 850 milhões em infraestrutura é aprovada
- CERNE realiza fórum sobre setor energético no RN
- Audiência pública discutirá cultura do caju no RN
- Profruta-RN prevê investimentos na fruticultura potiguar
- Assembleia Legislativa inaugura Procon do Legislativo
- Assembléia Geral Ordinária empossa formalmente nova diretoria da Fiern
- Proimport: deputados vão convocar secretário para aprofundar nova discussão
- Bancários decidem nesta segunda se retomam ao trabalho
- Deputados aprovam prestação de contas do Estado referente a 2010
- Assembleia aprova projeto original do pedido de empréstimo ao Bird
- Comissão de Finanças aprova relatório com redução para 5% dos recursos para consultorias
- Energia solar pode ser próxima fonte a atrair grandes projetos ao RN
- Bancários marcam assembleia para avaliar ampliação da greve
- Energia solar do RN é tema de audiência na Assembleia
- “Não somos contra, só queremos ampliação do prazo”, diz deputado Hermano Morais
- Audiência discute programas de arrecadação de impostos no RN
- PEC da reeleição na Assembleia aprovada em segundo turno
- Deputados aprovam três projetos na Assembleia Itinerante em Parnamirim
- Gesane comemora aprovação de campus do IFRN em Canguaretama
O resultado do leilão do aeroporto de São Gonçalo, realizado na segunda-feira (22), em São Paulo, vencido pelo consórcio Inframérica, foi o tema predominante nos pronunciamentos dos deputados durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira. O deputado Poti Júnior-PMDB disse que muita gente não acreditava, mas a classe política do Estado teve determinação de lutar até conseguir a conclusão da obra que foi arrematada com um lance de R$ 170 milhões.
Ele destacou a importância que a Assembleia Legislativa teve nesse trabalho político, realizando várias audiências públicas em Natal e em São Gonçalo do Amarante, debatendo a importância do aeroporto para o desenvolvimento do Estado.
Poti chamou a atenção do governo para a necessidade de preparação de mão de obra para ocupação dos mais de 20 mil empregos que serão abertos. "Vai ser o primeiro aeroporto cidade do Brasil. E essa capacitação é importante para que não se perca esses empregos para outros Estados. Também precisamos nos preocupar com as obras de acessos", disse.
O deputado Leonardo Nogueira (DEM) afirmou que o Rio Grande do Norte se prepara para dar um grande salto. "Tudo vai fluir, pela própria necessidade de se acompanhar o avanço do aeroporto, de se investir em infra-estrutura, como a questão portuária, por exemplo", disse. O parlamentar disse que o estado vive um novo momento, de entendimento político.
Getúlio Rego (DEM), líder do governo na Casa, disse que um dos grandes trunfos da obra, é que não será restrita apenas ao município de são Gonçalo: "Sei que esta riqueza vai se espraiar pelo Rio Grande do Norte e nós só temos a comemorar e parabenizar a governadora Rosalba Ciarlini.
O deputado George Soares (PR) parabenizou a bancada federal, a presidenta Dilma Dilma Roussef e fez um apelo para que o governo estadual priorize questões como a ZPE do Sertão e de Macaíba, há muito reivindicada pelos municípios.
O petista Fernando Mineiro lembrou que a história do aeroporto é um sonho de algumas décadas, que tomou impulso no governo passado: "Quero ressaltar o papel do ex-presidente Lula, que foi quem viabilizou os primeiros recursos. O aeroporto de São Gonçalo pode alterar o eixo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte", afirmou Mineiro.
O deputado disse que vai trabalhar para que o IFRN da Zona Norte se adeque ao empreendimento, preparando mão de obra local para atuar no aeroporto. "É um momento importante para a economia do nosso estado e essa vitória é fruto de uma ação política", disse.
Para Hermano Morais (PMDB), o resultado do leilão representa a confiança dos investidores no potencial econômico do nosso estado, resultando em novas possibilidades para a população. O deputado destacou a necessidade de que os recursos concedidos pela Anac possam ser investidos em obras de segurança complementares.