Governo recebe agricultores e entrega documento após mobilizaçãoGovernadora entregou documento aos agricultores na qual são abordados as reivindicações pedidas pelos trabalhadores do campo. |
Por: Redação
notícias relacionadas
- Agricultores pressionam governo do estado para atender reivindicações
- Recursos do Pronaf são contratados por 98% dos agricultores
- Governo do RN distribuirá 12 mil toneladas de milho para agricultores
- Câmara técnica aprova projetos e beneficia agricultores do RN
- Garantia-Safra é ampliado para todos os Municípios
- Garantia Safra atenderá 57 mil trabalhadores rurais
- Pagamento do Garantia-Safra é autorizado para mais de 95 mil agricultores
- Governo libera R$ 2 bilhões para cidades e agricultores afetados por calamidade
- Capacitação estimula plantação de mamona para produção de biodiesel
- Bancários abrem campanha salarial com entrega de reivindicações à Fenaban
- Parceria com Japão beneficia agricultores potiguares
- Femurn mobiliza mídia do RN pela redistribuição dos royalties do petróleo
Após a mobilização de cerca de dois mil agricultores na manhã desta quarta-feira (06) em busca de respostas à pauta de reivindicações entregue ao governo em junho, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu uma comissão de representantes do movimento Grito da Terra. A líder do poder estadual entregou um documento contendo com o posicionamento sobre o pleito do movimento rural, que deve ser analisado para a realização de uma nova reunião em agosto.
Entre os pontos abordados estão as ações permanentes para convivência com o semiárido norteriograndense, como a construção de 2 mil cisternas, já asseguradas para este ano, na arquidiocese de Natal e dioceses de Mossoró e Caicó. Quanto às reivindicações da política agrária e meio ambiente, o governo se comprometeu a dar atendimento prioritário aos agricultores familiares no que se refere à conclusão dos serviços de georreferenciamento e cadastros de imóveis rurais.
Já no combate à pobreza, o objetivo é incentivar programas que proporcionem o desenvolvimento sustentável do meio rural a partir de um novo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, que está sendo negociado. A nova carta proposta apresentada no valor de US$ 360 milhões contempla projetos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas do campo. A expectativa do governo é que o Banco Mundial possa assinar o acordo até o final do ano para implantação a partir de 2012.
Durante a reunião, também foi citada a possibilidade de criação de um incentivo aos jovens de escolas públicas do ensino médio com prioridade para aqueles de comunidades rurais, fortalecendo todas as políticas de apoio à juventude através de programas como Proerd, Projovem Trabalhador e Projovem Rural; este último aguarda deliberações por parte do governo federal para início do programa.
Em relação ao meio ambiente, entre as medidas propostas, o governo informou que já emitiu portaria simplificando o processo de licenciamento ambiental para as operações de custeio agrícola, medida tomada na última semana em reunião entre os representantes das entidades do segmento e secretários estaduais.
O encontro desta quarta-feira contou com a participação dos secretários de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; e de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; além do secretário adjunto de Estado da Tributação, Manoel Assis Rodrigues Borges; do diretor geral do Idema, Marcelo Toscano; e do diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz.
Com informações da Assecom