Cosern oferece consultoria gratuita para obtenção de etiquetas de eficiência energética obrigatórias para construçõesInstrução Normativa que trata da obrigatoriedade das etiquetas entrou em vigor em agosto e tem objetivo de incentivar o uso racional da energia no setor público |
notícias relacionadas
- Nova conta de energia instantânea da Cosern é ampliada para mais 28 municípios beneficiando 937 mil consumidores
- COSERN investe R$ 9,7 milhões no reforço e ampliação da rede de distribuição para atendimento à estrutura da Copa do Mundo em Natal
- Procon-RN fiscalizará erro na cobrança de energia elétrica para devolução ao consumidor
- TCU recebe abaixo-assinado que cobra ressarcimento na conta de luz
- Aneel estabelece reajuste de 6,43% na tarifa elétrica do RN
- Lotéricas voltam a receber as contas de energia
- Cosern anuncia novas regras da Tarifa Social
As novas construções e reformas em prédios públicos federais podem contar com consultoria gratuita do Setor de Eficiência Energética da Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, para a obtenção de etiquetas de eficiência energética, semelhantes àquelas das lâmpadas e de aparelhos eletrônicos de baixo consumo. Essas etiquetas, atestando que o prédio foi construído ou reformado visando o máximo de economia de energia possível, passaram a ser obrigatórias para o setor público federal a partir deste mês de agosto, conforme determinação do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG). A medida tem como objetivo combater o desperdício e incentivar o uso racional da energia no setor público federal.
No caso dos prédios públicos, a norma se aplica às edificações novas que possuam área acima de 500m² e/ou fornecimento de energia em tensão superior ou igual a 2,3kV e também de prédios que passarem por reformas significativas. O processo de etiquetagem das edificações públicas, assim como ocorrem nas edificações comerciais e de serviços, avalia o sistema de iluminação artificial, condicionamento de ar e sistema construtivo da envoltória (fachadas e coberturas), de acordo com o clima local.
A etiqueta busca incentivar a elaboração de projetos arquitetônicos que aproveitem ao máximo a iluminação e ventilação natural, o que resulta em um consumo menor de energia elétrica. As etiquetas das construções são classificadas em diferentes níveis, que variam do A (mais eficiente) até o E (menos eficiente), de acordo com o consumo de energia.
A etiqueta de cada edifício pode ser parcial ou geral, podendo avaliar separadamente os sistemas de envoltória, iluminação e condicionamento de ar – sendo a etiqueta da envoltória obrigatória para avaliar os outros sistemas. Além disso, a etiqueta pode ser aplicada a um pavimento, conjuntos de salas ou ao prédio todo.
Para a obtenção da etiqueta, é necessário apresentar à Cosern projeto arquitetônico (planta baixa, cortes, fachadas e detalhes de esquadrias); projeto elétrico e luminotécnico; projeto de condicionamento de ar; memorial descritivo dos materiais a serem utilizados nas fachadas e coberturas para análise das propriedades térmicas e fator solar dos vidros. Após a consultoria realizada pelo setor de Eficiência Energética da Neoenergia, o projeto é encaminhado para os órgãos acreditados pelo INMETRO para a emissão da etiqueta de eficiência energética.
Para avaliação de projeto e/ou consultoria de edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas, os interessados devem entrar em contato com o setor de Eficiência Energética da Cosern/Neoenergia, através do e-mail eficiencia@cosern.com.br.
*Fonte: Assessoria Cosern