SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (depoimentos.idusuario = 8) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 225,5 Portal Mercado Aberto
Salesiano - topo 24/04/2025

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Alta de combustíveis ajuda e lucro da Petrobras beira os 24 bilhões em 2013

06/03/2014 15h43


Ontem a Petrobras divulgou o balanço relativo ao ano de 2013, e o gingante mostrou as suas garras. A Petrobras fechou o ano passado com um lucro de 23.600 bilhões de reais. Isso representa aproximadamente 60% de todo o PIB do Rio Grande do Norte; toda a riqueza que é produzida aqui no Rio Grande do Norte soma algo em torno de 34, 35 bilhões.

A Petrobras lucrou, não é faturamento, teve de lucro no ano passado 23.600 bilhões de reais. Esse lucro foi principalmente conseguido graças ao aumento na receita com as vendas que em 2012 tinha sido de 281,4 bilhões de reais e no ano passado fechou com 304,9 bilhões de reais. Por que essa receita de vendas aumentou?  Principalmente como todos nós sabemos, infelizmente, sentimos no bolso, cada vez que encostamos numa bomba de combustível, graças ao reajuste dos combustíveis  promovido no final do ano passado. Só com esse reajuste a Petrobras conseguiu evitar o que poderia ser um prejuízo.  Poderia fechar o ano com prejuízo na casa dos 14 bilhões, segundo o que os especialistas vinham projetando.

 Só esse reajuste a gente pode dizer que representou um reforço de caixa de aproximadamente 34 bilhões de reais no ano passado para a Petrobras. Por que a empresa vinha registrando essa necessidade desse reajuste? O Brasil consome hoje 2,4 milhões de barris dia, esse é o consumo do Brasil hoje, e a Petrobras não consegue produzir tudo isso.  Ela produz dois milhões dia, esses 400 mil que faltam ela busca no mercado internacional, e ela estava comprando por um preço maior do que o que vendia aqui no Brasil.  Isso gerava claro um déficit de caixa, por isso a necessidade desse reajuste, que a presidente da Petrobras, Graça Foster, quer um novo reajuste para este ano. Mas é ano eleitoral, acho difícil o governo federal anuir a esse pedido da Graça Foster.


Rio Grande do Norte tem saldo positivo de mais de 700 empregos em janeiros

06/03/2014 15h29

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou ontem os números do cadastro geral de empregados e desempregados – o Caged.  Esses números são o principal balizador do mercado de trabalho de todo o brasil. Segundo os dados divulgados, o Rio Grande do Norte registrou em janeiro um saldo positivo no balanço entre demissões e admissões de 717 empregos.

 

Esse saldo positivo foi puxado basicamente pela construção civil, em segundo lugar com 1.227 novos postos e o grande campeão da geração de empregos foi o setor de serviços que engloba principalmente o setor turístico.  

 O principal saldo negativo entre os setores de emprego foi mais uma vez da indústria de transformação com menos 1.419 postos.  Esse saldo de 717 empregos positivos do Rio Grande do Norte é ainda mais significativo se a gente verificar que em janeiro do ano passado o saldo do estado foi de menos 3.265 postos.  Dá para dizer, portanto, que entre 2013 e 2014, no mês de janeiro, o Rio Grande do Norte teve um incremento de mais de quatro mil novas vagas de emprego.

 

 Pode ser, sim, um grande sinalizador para este ano de copa; no qual nós estamos depositando tantas esperanças. 

 


Prefeito diz que Natal terá comércio funcionando durante os jogos da Copa

24/02/2014 14h35

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), realizou, na última sexta-feira (21.02), a sua primeira assembleia do ano, que teve como convidado o prefeito Carlos Eduardo Alves. Além de um grande balanço do primeiro ano de gestão, o prefeito abordou um tema que tem preocupado o empresariado do comércio, que é com relação aos feriados durante a Copa do Mundo 2014, que este ano acontece aqui no Brasil.

Inclusive chegou a circular pela internet, nas redes sociais, que em junho nós só teríamos dois dias úteis em um período de vinte dias. Pelo que a Lei Geral da Fifa, aprovada pelo Congresso Nacional aponta, as cidades-sede são obrigadas a decretar feriado nos dias em que houver jogos nelas, e também nos dias de jogos do país-sede. O que a Lei Geral pretende com isso é reduzir o número de automóveis circulando pelas cidades e evitar problemas de mobilidade na hora da ida dos torcedores aos estádios.

O grande problema é que o empresariado do comércio está preocupado com isso porque este fechamento durante tantos dias pode transformar, pelo menos o período da Copa, em um período onde vai se amargar uma drástica redução de vendas.

O prefeito Carlos Eduardo disse que haverá funcionamento normal do comércio. Inclusive ele já fez um decreto publicado no final do ano passado dizendo que não será feriado em Natal nestes dias, e sim ponto facultativo. Mas o martelo só vai ser batido mesmo, embora esta já tenha sido uma boa notícia, em uma reunião no dia 19 de março, aqui em Natal, com participação de Fecomércio, CDL Natal, representantes da Prefeitura, e representantes da Fifa. Na oportunidade será discutido o que pode e o que não pode, e como equalizar os diversos interesses envolvidos na Copa.


Anatel aperta o cerco a operadoras para simplificar a vida do consumidor

24/02/2014 10h23

Quem aqui nunca teve problemas com operadoras, seja de telefonia fixa, de telefonia móvel, de internet ou tv por assinatura? Praticamente todos de nós já passamos por algum problema, em que nos sentimos prejudicados. São muitas as histórias, e cada vez mais escabrosas.

De olho nisso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através de seu Conselho Diretor, acaba de aprovar o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços Telecomunicações (RGC), que tem como objetivo aumentar a transparência nas relações de consumo, ampliando assim os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura.

Essa mudanças foram divulgadas ontem, embora a publicação ainda deva sair no Diário Oficial da União neste final de semana, com entrada em vigor no prazo entre 120 dias e 18 meses, dependendo da complexidade da operação. A Agência levou em consideração as principais reclamações feitas pelos consumidores em sua Central de Atendimento. Só em 2013, foram mais de 3,1 milhões de reclamações contra operadoras de serviços de telecomunicações, a maioria delas relacionadas à cobrança (33,9%).

Mas quero destacar aqui as três principais mudanças, e que são bem interessantes para o consumidor são:

A primeira diz respeito ao cancelamento, que passa a ser mais simples. Quando a regra entrar em vigor, o cancelamento poderá ser feito pela internet, ou apenas digitando uma opção na central de atendimento da prestadora. O consumidor não vai mais precisar falar com um atendente para fazer o cancelamnto. E uma vez feita a solicitação, a operadora terá apenas dois dias úteis para efetivá-lo, tempo no qual o consumidor ainda pode desistir do cancelamento.

A outra grande mudança diz respeito àquelas ligações para os serviços de atendimento ao consumidor das operadoras de telecomunicações. Estamos acostumados com ligações longas, que passam de um atendente para outro. E se a ligação cair, o cliente tem que começar do zero, como se a ligação anterior não existisse. Embora você tenha um número de protocolo, que teoricamente deveria ter registrado o histórico. A partir de agora as operadoras serão obrigadas a retornar a ligação para o consumidor para que ele possa continuar do ponto que ele parou. Essa é uma das mudanças mais importantes, e que vai dar um certo trabalho às empresas.

E a última mudança que eu gostaria de destacar, é com relação ao prazo de validade dos créditos dos celulares pré-pagos. Hoje tem operadora que coloca até 5 dias de validade para estes créditos, confundindo o consumidor. Agora a Anatel determina que o prazo mínimo de validade dos créditos dos celulares pré-pagos deverá ser de 30 dias. No ano passado inclusive, o TRF21 chegou a determinar que estes créditos não tivessem prazo, e o Supremo derrubou.

Agora é esperar que as regras efetivamente entrem em vigor, e que o consumidor volte a ser tratado com respeito.

 


Juros ao consumidor atingem maior patamar desde setembro de 2012

12/02/2014 09h55

Assunto: Juros ao consumidor atingem maior patamar desde setembro de 2012

Confira o áudio do meu comentário desta terça-feira, dia 11.02, no Jornal 96, da 96 FM.

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=24e87d2e97&view=att&th=1442621106f79291&attid=0.1&disp=safe&zw&saduie=AG9B_P8DOxEW1yIAF0fa8dPm2V_c&sadet=1392209174476&sads=x7LgTuEX76xcGHMXeegCWWfKlnU&sadssc=1

 



Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo