SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (DATE(depoimentos.datacadastro) >= '2020-10-01') AND (DATE(depoimentos.datacadastro) <= '2020-10-31') AND (depoimentos.idusuario = 30) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 0,5 Portal Mercado Aberto
Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

SE PROTEGER DE INFLAÇÃO É POSSÍVEL NA RENDA FIXA

28/10/2020 11h57

Para muitas pessoas investir dinheiro em renda variável ainda é distante da realidade devido a uma série de motivos, principalmente para aquelas mais conservadoras cujo receio de perder dinheiro é maior.

Por isso que eu preferi escrever sobre renda fixa, mesmo porque as pessoas acham que pelo fato de investirem em renda fixa não correm riscos de perda, e isso não é verdade.

 

Se uma pessoa investe seu dinheiro na renda fixa, que são títulos em que já se conhece a rentabilidade e os custos, muito provavelmente o que ela busca é proteção ou manutenção de seu patrimônio. Isso é plenamente possível tanto na renda fixa quanto na renda variável para quem sabe investir.

 

Para quem não sabe ainda, ou até mesmo prefere a renda fixa justamente por conta de proteção, eis um ponto importante de se lembrar: Inflação. Além de variações de preços de títulos, o que por si só já é um risco para o investidor da renda fixa, principalmente para o especulador que não espera o vencimento total dos títulos para liquidar, a inflação deve ser um ponto considerado em sua carteira de investimentos.

 

Não somente pelo fato de ela corroer o poder de compra do seu dinheiro, mas também pelo fato de ela estar em constante movimento, e é nesse ponto em que você precisa atentar.

 

Como a inflação sofre variações periódicas, porque afinal de contas ela depende do mercado, seus investimentos em renda fixa são impactados também, mesmo que você só deixe pra liquidá-los ao fim do período (no vencimento do título) e muito mais antes de desse momento.

Imagine a situação em que você contratou um título que remunera em 2% ao ano o seu dinheiro e a inflação é de 1,5% ao ano. Nesse caso, você terá um ganho real bruto de 0,5% ao ano, concorda? A grosso modo sim, é assim que funciona. Mas o ponto a que precisamos atentar é que a inflação não é estática desse jeito, ela muda mês a mês, e isso implica em dizer que esses 1,5% ao ano podem ser mais do que isso, e até mesmo superarem os 2% dos rendimentos contratados, já pensou?

Siiim, isso pode acontecer, e é nesse momento que você tem prejuízo. Um prejuízo “automático” justamente porque você contratou um título com rendimento estático, fixo, prefixado.

Mas nem tudo estaria perdido se você tivesse preparado uma proteção à sua carteira de investimentos de renda fixa... E como seria isso, Davi? Explico agora.

 

No mercado dos títulos públicos existem papéis atrelados à inflação, como por exemplo a NTN-B, que é um título indexado ao IPCA (Inflação oficial do governo federal). Esses títulos acompanham todo o movimento do IPCA, se a inflação é maior, o rendimento é maior naquele período, e o mesmo ocorre se a inflação for menor.

Ou seja, o seu rendimento não vai sofrer o impacto negativo da inflação, justamente porque ele está equiparado a ela durante toda a aplicação, percebeu agora?

 

Então, se você pensa em proteção, diminuição de riscos, mesmo que seja ao investir em renda fixa, procure proteger a sua carteira dos riscos que aos quais ela está exposta, e sim, eles existem mesmo pra quem tem a maior parte de sua carteira em renda fixa, e você precisa proteger de forma mais ativa a mesma.


O ideal é que você tenha indexação (amarração) tanto com a inflação quanto com a taxa de juros, além da prefixada, e dessa forma você se protege e tem melhor performance de seus rendimentos.

 

Se precisar de orientações a respeito, conte comigo.

 

Sucesso e bons negócios.

 

Adm. Davi Miranda.

@rdavimiranda

 



Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo