SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (DATE(depoimentos.datacadastro) >= '2017-07-01') AND (DATE(depoimentos.datacadastro) <= '2017-07-31') AND (depoimentos.idusuario = 30) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 0,5 Portal Mercado Aberto
Prefeitura

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

Qual o impacto do corte na SELIC na sua vida?

28/07/2017 18h10

NATAL/RN - Essa semana (26) o Comitê de Política Monetária (COPOM) confirmou o que os economistas do mercado financeiro já esperavam, a redução em um ponto percentual na taxa básica de juros, a famosa Taxa SELIC.

 

Somado aos anteriores, esse foi o sétimo corte consecutivo da taxa que baliza e implica as operações no mercado de crédito, mercado monetário, mercado cambial e também o mercado de capitais.

 

Para esclarecer um pouco mais a respeito de como funciona cada mercado, postarei um post na próxima semana.

 

 A também conhecida como taxa básica de juros, taxa SELIC, cuja denominação é proveniente do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, onde é apurada, que mensura diariamente todas as operações interbancárias, passou dos patamares de 10,25%a.a. para 9,25%a.a..

 

Mas em que isso interfere na minha e na sua vida? A resposta é simples: Muita coisa.

 

Basta você saber que os bancos diariamente trocam dinheiro entre si e por isso cobram também entre si juros de operações, as chamadas operações overnight. Ou seja, essa taxa é usada em operações de curtíssimo prazo entre os bancos, que oferecem em garantia títulos públicos para reduzir o risco de perdas. Em outras palavras, os bancos transferem o risco indiretamente para o governo.

 

Como ela é de curtíssimo prazo e reflete o risco do governo, acaba servindo como referência para outras taxas na economia. Em situações normais a SELIC é a taxa mais baixa do mercado, mas vale lembrar que isso não ocorre sempre. Porém, há momentos em que o governo a utiliza como ferramenta de contenção da inflação.

 

O efeito sobre o dia-a-dia das pessoas da mudança da taxa SELIC pode ser direto ou indireto, dependendo do perfil de cada indivíduo. Seja ele mais conservador e protecionista ou mais esbanjador e consumista.

 

O fato é que muitas operações de crédito têm sua estrutura de taxas de juros toda montada em cima da nossa querida SELIC.

Pergunta: - Liga a voz do leitor -   “  Então quer dizer que os financiamentos que eu pensava em fazer num futuro próximo vão mudar de preço?” – Desliga a voz do leitor.

Resposta: - liga a voz do autor -  “Sim, os preços das taxas de juros da grande maioria das operações de empréstimos de dinheiro, sejam de quaisquer naturezas, muda conforme muda a SELIC. Não é lindo??? *.*”  - Desliga a voz do autor.

 

Praticamente todas as operações no mercado de crédito e muitas operações nos outros mercados são balizados pela taxa SELIC.

 

O interessante e pouco comentado é que esse percentual de 9,25%a.a. que agora temos é apenas uma meta. Mas ele muda diariamente, devido à periodicidade das operações overnight serem exatamente de apenas um dia (curtíssimo prazo).

 

Existe o lado negativo e o lado positivo dessa alteração para baixo. Mas vou deixar você curioso pra ler os próximos posts.

 

Até lá.


Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo