SELECT depoimentos.*,usuarios.nome as 'autor', usuarios.email as 'email', usuarios.funcao as 'autorfuncao' FROM depoimentos INNER JOIN usuarios ON (depoimentos.idusuario = usuarios.idusuario) WHERE (depoimentos.ativo > 0) AND (DATE(depoimentos.datacadastro) >= '2013-06-01') AND (DATE(depoimentos.datacadastro) <= '2013-06-30') AND (depoimentos.idusuario = 30) ORDER BY depoimentos.datacadastro DESC LIMIT 0,5 Portal Mercado Aberto
Prefeitura

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

União Européia estimulará crédito para impulsionar crescimento econômico.

12/06/2013 11h22

 

A agência Reuters veiculou a informação de que a União Européia pode dar garantia ao pagamento de empréstimos bancários feitos a empresas, em um esforço para melhorar o acesso ao crédito, especialmente no sul da Europa.

 

O presidente da comissão européia, José Manuel Barroso disse que três tipos de "instrumentos" estavam sendo considerados para estimular os empréstimos, com esforços focados no financiamento a pequenas e médias companhias (PMEs), que respondem por mais de 95% de todas as empresas da Europa. As medidas que podem ser tomadas envolvem a disponibilização de recursos a partir de uma variedade de facilidades da União Européia para fornecer garantias.

 

Segundo Barroso as empresas sediadas no sul da Europa pagam duas ou três vezes mais juros do que as empresas do norte do continente, e o maior desafio no momento é injetar vida nas seis economias do continente que estão afundando. São elas: Grécia, Chipre, Itália, Portugal, Espanha e Eslovênia. Ele acredita que os países só serão capazes de pagar suas dívidas se tiverem crescimento.

 

Na visão do presidente da comissão européia, facilitar o crédito é vital para fazer a Europa voltar a registrar crescimento econômico, visto que o cenário de juros no menor patamar histórico gera falha na promoção de aumento de financiamentos.

 

O assunto dos empréstimos corporativos será debatido na conferência dos líderes da União Européia, que está marcada para os dias 27 e 28 de junho.  

 

Adm. Roberto Davi Miranda Consultor Financeiro

e-mail: robertodavi22@hotmail.com / Twitter: @rdavimiranda    

 

Indicadores

 

10/06/2013

%

SELIC

8,50

IPCA

5,80

CÂMBIO

2,10

IGP-M

4,40

PIB

2,53

PRODUÇÃO INDUSTRIAL

2,53

RELAÇÃO DÍVIDA/PIB

35,00

 

 



Av. Senador Salgado Filho, 2190 - Ed. Portugal Center - 207/209 - Fone: (84) 3206-9578
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo