Prefeitura do Natal - 02/12/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/08/2013 09h11 - Atualizado em 16/08/2013 09h15

Semas promove entrega de certificados do Pronatec

O objetivo do programa é desenvolver uma série de ações de incremento da formação técnica e profissional para as pessoas com idade entre 16 e 59 anos

A Secretaria de Assistência Social realizou ontem à noite (15), na Associação de Moradores da Cohabinal, a entrega de certificados para os 235 alunos formados em diversos cursos, promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. O programa que foi criado em 2011 - através de parceria com o Governo Federal - tem como objetivo desenvolver uma série de ações de incremento da formação técnica e profissional para as pessoas com idade entre 16 e 59 anos. "A proposta é capacitar e inserir os alunos no mercado de trabalho", afirma a coordenadora do programa, Kátia Soares.


No total, foram certificadas 12 turmas distribuídas em 10 cursos que iniciaram no semestre passado. Todas tiveram como ofertante o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai. Os cursos oferecidos são: Costureiro, Operador de Máquina de Corte, Torneiro Mecânico, Instalador Predial de Tubulação de Gás, Eletricista Industrial, Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial, Reparador de Eletrodoméstico, Pedreiro de Alvenaria, Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão.

Durante a entrega, a secretária de Assistência Social, Ana Michele Cabral, parabenizou os alunos e ressaltou os avanços do programa. "Em 2012 tivemos 2.247 discentes beneficiados. Em 2013, a previsão é de que 3.347 alunos sejam beneficiados pelo Pronatec", destacou Ana Michele.

Os alunos beneficiados pelo Pronatec - Parnamirim se sentiram felizes e motivados com a conclusão do curso e uma futura inserção profissional. O concluinte do curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial, Ivan Moraes, relatou que sofre com problemas de diabetes e deficiências nas mãos e, devido a isso, algumas empresas ainda dificultam a entrada no mercado de trabalho. No entanto, o curso foi proveitoso para empreender um negócio futuramente." Pensei em fazer o curso por ser uma área em ascensão. Apesar dos meus problemas de saúde, a ideia é conseguir verbas para montar minha própria oficina", explicou Ivan.

 

Fonte: Prefeitura de Parnamirim


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo