Cadastur reúne 39 mil prestadores de serviços turísticosO cadastro nacional abrange todos os estabelecimentos legalmente constituídos e em operação no País. |
notícias relacionadas
- Fecomércio RN promove Seminário com palestras de Mailson da Nóbrega e Carlos Alberto Sardenberg
- Correios traz a Natal seminários do Ciclo MPE.NET
- Governadora recebe representantes do Seminário Motores do Desenvolvimento
- Marcelo Queiroz participa do Motores do Desenvolvimento em comemoração aos 60 anos da Fiern
- Secretários pregam integração e divulgação do turismo do Nordeste
- III Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web acontece em Natal
- Cadastur recebeu 3.500 inscrições nos últimos seis meses
- Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo vai ficar mais simples
- Secretário de Turismo de Natal reúne representantes das entidades para analisar projeto de acessibilidade
- Senai realiza 1º Seminário da Construção
- Copa do Mundo é pauta da nova edição do projeto Motores do Desenvolvimento
- “A Copa do Mundo já começou”, diz a governadora Rosalba Ciarlini
- Natal sediará seminários com foco na Copa de 2014
- Coutinho defende crescimento da poupança privada para financiar projetos de infraestrutura
- Falta de informações prejudica elaboração de políticas públicas para o setor da economia criativa
- Seminário incentiva desenvolvimento em municípios potiguares
- Prefeitos buscam incentivos para o desenvolvimento
- Pequenos negócios concentram maior número de empregos
- Presidente da CUT reclama da postura de Mantega sobre reajustes salariais
- Projeto Bem Receber Copa realiza seminário em Natal
Agências de turismo, acampamentos turísticos, guia de turismo, meio de hospedagem, empresa organizadora de eventos, parque temático e receptivos de todo o Brasil são obrigados a integrarem o Cadastur, o cadastro nacional dos prestadores de serviços turísticos que visa reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação no País.
Em cinco anos, o número de inscritos passou de 19 mil para mais de 39 mil cadastrados. Por ano, são adicionados cerca de 11 mil cadastros. O Cadastur foi um dos assuntos abordados no Seminário Promoção Internacional do Turismo no Brasil.
De acordo com a coordenadora Geral do Serviço Turístico do Ministério do Turismo, Letícia Pires, fiscais dos órgãos oficiais de turismo farão visitas aos estabelecimentos no sentido de orientar os prestadores sobre a importância do cadastro. "A intenção da fiscalização não será coibir, mas, mostrar que é preciso estar preparado e, principalmente, qualificado para os médios e grandes eventos realizados no Brasil com base na Lei do Turismo", diz.
Segundo Letícia Pires, o cadastro traz qualidade e segurança e benefícios tanto para o consumidor quanto para o prestador de serviços. O Cadastur é requisito obrigatório para os meios de hospedagem candidatos a receber a qualificação do Ministério do Turismo.
Cinco estrelas
Durante o seminário, a coordenadora detalhou para os participantes o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Finalizado no ano passado, em parceria com a Associação da Indústria Hoteleira, o sistema rotula com quantidade determinada de estrelas hotéis, hotéis fazendas, pousadas, resorts, cama e café e outros meios de hospedagem de forma diferenciada a partir de critérios, como serviços oferecidos e até a sustentabilidade do empreendimento.
"Com o estudo, chegamos a um entendimento das tipologias, diferenciando as matrizes, que têm as peculiaridades de cada região", ressalta Letícia Pires. Com o SBClass, os estabelecimentos precisam atender a 100% dos requisitos mandatórios [aqueles comuns a qualquer empreendimento do setor] e a 30% dos requisitos chamados eletivos.
O Seminário Promoção Internacional do Turismo no Brasil é uma iniciativa do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, sendo realizado em todas os estados. O objetivo é alinhar as ações de promoção turísticas desenvolvidas pelo Governo Federal e estadual visando intensificar a divulgação dos nossos destinos e aumentar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil e no Rio Grande do Norte.
Em Natal, o evento também discutiu a estrutura, ações e programas de promoção do turismo, as recomendações para divulgação internacional e as orientações para celebrar convênios, além de orientações para uso da verba descentralizada para promoção do turismo nos estados e no Distrito Federal. Foram apresentados aos participantes o Plano Aquarela 2020 e a Marca Brasil.
Fonte: Agência Sebrae RN