Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/10/2011 08h58 - Atualizado em 28/10/2011 09h01

Cadastur reúne 39 mil prestadores de serviços turísticos

O cadastro nacional abrange todos os estabelecimentos legalmente constituídos e em operação no País.

notícias relacionadas

Agências de turismo, acampamentos turísticos, guia de turismo, meio de hospedagem, empresa organizadora de eventos, parque temático e receptivos de todo o Brasil são obrigados a integrarem o Cadastur, o cadastro nacional dos prestadores de serviços turísticos que visa reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação no País.

Em cinco anos, o número de inscritos passou de 19 mil para mais de 39 mil cadastrados. Por ano, são adicionados cerca de 11 mil cadastros. O Cadastur foi um dos assuntos abordados no Seminário Promoção Internacional do Turismo no Brasil.

De acordo com a coordenadora Geral do Serviço Turístico do Ministério do Turismo, Letícia Pires, fiscais dos órgãos oficiais de turismo farão visitas aos estabelecimentos no sentido de orientar os prestadores sobre a importância do cadastro. "A intenção da fiscalização não será coibir, mas, mostrar que é preciso estar preparado e, principalmente, qualificado para os médios e grandes eventos realizados no Brasil com base na Lei do Turismo", diz.

Segundo Letícia Pires, o cadastro traz qualidade e segurança e benefícios tanto para o consumidor quanto para o prestador de serviços. O Cadastur é requisito obrigatório para os meios de hospedagem candidatos a receber a qualificação do Ministério do Turismo.

Cinco estrelas
Durante o seminário, a coordenadora detalhou para os participantes o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Finalizado no ano passado, em parceria com a Associação da Indústria Hoteleira, o sistema rotula com quantidade determinada de estrelas hotéis, hotéis fazendas, pousadas, resorts, cama e café e outros meios de hospedagem de forma diferenciada a partir de critérios, como serviços oferecidos e até a sustentabilidade do empreendimento.

"Com o estudo, chegamos a um entendimento das tipologias, diferenciando as matrizes, que têm as peculiaridades de cada região", ressalta Letícia Pires. Com o SBClass, os estabelecimentos precisam atender a 100% dos requisitos mandatórios [aqueles comuns a qualquer empreendimento do setor] e a 30% dos requisitos chamados eletivos.

O Seminário Promoção Internacional do Turismo no Brasil é uma iniciativa do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, sendo realizado em todas os estados. O objetivo é alinhar as ações de promoção turísticas desenvolvidas pelo Governo Federal e estadual visando intensificar a divulgação dos nossos destinos e aumentar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil e no Rio Grande do Norte.

Em Natal, o evento também discutiu a estrutura, ações e programas de promoção do turismo, as recomendações para divulgação internacional e as orientações para celebrar convênios, além de orientações para uso da verba descentralizada para promoção do turismo nos estados e no Distrito Federal. Foram apresentados aos participantes o Plano Aquarela 2020 e a Marca Brasil.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo