Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

06/06/2011 22h15

Ministra diz que BNDES tem disponibilidade de financiamento para carcinicultura

Durante a abertura, Ideli Salvatti assinou uma Instrução Normativa Interministerial sobre os Sistemas Orgânicos de Produção Aquícola.

Por: Felipe Gibson

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, revelou que o Banco Nacional de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior deverá abrir linhas de financiamento para a carcinicultura neste ano. O aviso foi dado na noite desta segunda-feira (06) durante a abertura da World Aquaculture (WAS) no Centro de Convenções. O evento, maior da aquicultura mundial, acontece juntamente com a Feira Nacional do Camarão (Fenacam) até sexta-feira (10).

Ideli Salvatti assinou uma Instrução Normativa Interministerial sobre os Sistemas Orgânicos de Produção Aquícola e ressaltou a importância da carcinicultura para o país. "É talvez o setor do agronegócio que tem mais potencial de crescimento, e com sustentabilidade", declarou. A ministra garantiu que a criação de camarão em viveiros está entre os investimentos previstos pelo governo federal.

Dando início à cerimônia de abertura, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, fez um discurso sobre o atual panorama e principais desafios da carcinicultura. A inclusão social dos pequenos produtores foi um dos temas lembrados por Rocha, que defendeu a utilização de mecanismos que melhorem as condições de trabalho dos criadores de menor porte no mercado.

Para o presidente da ABCC, a meta mais do que duplicar o consumo de camarão no país. Em 2010 foram consumidas no Brasil 550 gramas per capita por habitante. Itamar Rocha acredita na elevação do número para 1,7 quilos. Na esfera política, o presidente da ABCC disse que aguarda mais uma vitória para o setor com a aprovação do Código Florestal, votado na Câmara dos Deputados e que passa agora para o Senado.

O apoio aos pequenos criadores também foi o ponto abordado pela governadora Rosalba Ciarlini. De acordo com a líder do poder estadual, dos 560 produtores do estado, cerca de 500 são menores. "É preciso dar mais atenção para que se possa fortalecer a atividade", disse a governadora.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da WAS, Jay Parsons, o senador José Agripino, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, além de outros representantes políticos e do setor da aquicultura.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo