Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção às DSTs e Aids no CarnavalEntre as ações previstas, em parceria com organizações não governamentais, estão distribuição de kits contendo preservativos masculinos, porta camisinha e material informativo |
notícias relacionadas
- Combate ao Aedes começa na escola, diz ministro da Educação
- Redobre os cuidados com a segurança no Carnaval
- RN ganhará Centro de Reabilitação e Pesquisa em Microcefalia
- Dilma: Brasil tem que se mobilizar para vencer luta contra Aedes aegypti
- Prefeitura do Natal divulga programação de atrações musicais do Carnaval Multicultural 2016
- OMS convoca comitê de emergência para tratar do vírus Zika
- Nutricionista dá dicas para curtir o Carnaval sem excessos
- Sesap mantém investigação do caso de febre amarela
- Casos de microcefalia chegam a 60 no RN
- Rio Grande do Norte já registra 47 casos de microcefalia
- Sesap adota medidas para ampliar investigação sobre casos de microcefalia
- Planos de saúde perdem mais de 164 mil clientes em setembro
- Sesc Saúde Mulher realiza atendimentos em Natal
- Planalto confirma saída de Arthur Chioro do Ministério da Saúde
- Sesc Saúde Mulher chega a Parnamirim
- Campanha de vacinação contra paralisia infantil termina dia 31
- Dia D da Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Multivacinação será neste sábado
- Exercícios físicos reduzem sintomas da asma, conclui estudo
- ANS reúne em cartilha principais informações para clientes de planos de saúde
- Atendimento de urgência ambulatorial é regularizado em Natal
- Casos notificados de dengue caem em todo o RN
- ANS fixa em 13,55% reajuste máximo para planos de saúde
- Número de fumantes cai 30,7% nos últimos nove anos
- ANS suspende comercialização de 87 planos de saúde por queixas dos clientes
- Campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira
- Secretaria Municipal de Saúde participa de evento internacional que vai discutir intervenção e controle da dengue
- Consumidor e comerciante devem adotar cuidados simples de prevenção para não se tornarem vítimas de fraude no Dia das Crianças
Com o tema “Eu Sou Parceiro da Saúde”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realizará campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e Aids durante os quatro dias de Carnaval em Natal. Entre as ações previstas, em parceria com organizações não governamentais, estão distribuição de kits contendo preservativos masculinos, porta camisinha e material informativo em unidades de saúde, bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais.
A chefe do Setor de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Básica da SMS, Wanessa Lucena, explicou que a meta é distribuir 100 mil preservativos masculinos e 10 mil leques com informações e orientações sobre a prevenção às DSTs e Aids. Os profissionais da saúde e parceiros estarão presentes nos cinco polos de Carnaval durante os quatro dias de festa, abordando os foliões com os kits e orientações de saúde.
“Os comerciantes da cidade também serão orientados a tornarem-se agentes multiplicadores de saúde, instalando um ponto de distribuição de kit, além de adesivos e camisetas dos profissionais, para facilitar a identificação pelo público. Durante toda esta semana, a equipe organizadora da campanha está visitando os comércios da cidade para fazer o cadastramento dos estabelecimentos que quiserem aderir à ação”.
Wanessa afirmou que além da mobilização com o comércio local, a SMS está reforçando a ação junto a empresas privadas, com incentivos às orientações sobre DSTs/HIV/Aids e que os comerciantes que não receberem a visita da equipe e quiserem aderir à campanha, podem entrar em contato com o Setor de Promoção à Saúde, pelo número 3232-8005.
Além das orientações aos funcionários, a SMS mobiliza as empresas para a distribuição de preservativos, cartazes e folderes com informações e dicas de prevenção às DSTs e à Aids, entre seus funcionários. Várias unidades básicas de saúde também terão programação especial durante o período carnavalesco e a população pode também tirar dúvidas e realizar o teste rápido de HIV e Sífilis, que é rápido e seguro.
“O uso de preservativos é fundamental, pois muitas doenças são transmitidas por meio do sexo e uma única relação sexual desprotegida, sem camisinha, é o suficiente para se contaminar por doenças como Aids, Sífilis, Herpes e outras doenças. Também há a possibilidade de uma gravidez indesejada. Por isso, pedimos que a população curta a folia com segurança e prevenção. E não esqueça de registrar a alegria do momento publicando foto nas mídias sociais com a TAG #eusouparceirodasaude”.
Fonte: Prefeitura do Natal