Camex retira sobretaxa de produtos relacionados às Olimpíadas de 2016 no RioMedida semelhante foi tomada para a importação de produtos relacionados à Copa do Mundo de 2014 durante o mundial de futebol. |
notícias relacionadas
- Veja quais são as nove novidades no IR 2016
- Jogos Rio 2016 serão realizados com total atenção à saúde
- Expoimóveis encerra temporada de verão em Pirangi
- SPC Brasil: saiba como agir em caso de perda ou roubo de documentos no Carnaval
- Galo dos Perturbados aposta na infraestrutura para fazer o melhor carnaval da zona Leste
- Renan defende corte maior para governo ter mais legitimidade ao propor nova CPMF
- PAC terá R$ 42 bilhões em 2016 e prioridade serão contratos em andamento
- Rio 2016: prorrogado prazo de solicitação na segunda fase de venda de ingressos
- PIB deverá crescer 1,3% em 2016, diz Planejamento
- A 500 dias das Olimpíadas, comunidade reclama de perda de qualidade de vida
- Micro e pequenas empresas vão fornecer serviços para os Jogos Olímpicos de 2016
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior suspendeu os direitos antidumping – penalidade que corresponde à aplicação de sobretaxa – sobre a importação de produtos relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão sediados pelo Rio de Janeiro.
A Camex se reuniu nesta terça-feira (4) à tarde e a decisão foi divulgada à noite, em nota do ministério. Medida semelhante foi tomada para a importação de produtos relacionados à Copa do Mundo de 2014 durante o mundial de futebol.
A decisão da Camex atendeu solicitação do Ministério dos Esportes e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016. A suspensão dos direitos antidumping fica em vigor até 31 de dezembro do ano que vem. Para se beneficiar da medida, as empresas interessadas em importar esses bens devem estar habilitadas na Receita Federal.
Os bens a serem importados para as Olimpíadas já contavam com algumas facilidades, previstas na lei nº 12.780 de 2013. São elas: isenção do Imposto de Importação, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto para o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) no caso de importação. Entre os produtos que podem ser importados com isenção estão, por exemplo, troféus, medalhas, placas, estatuetas e bandeiras.
Durante a reunião de hoje da Camex, ministros discutiram, ainda, acordos internacionais do Brasil. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse à imprensa que o país tem buscado aproximação com os países da Aliança do Pacífico, citando como exemplo México, Colômbia e Peru . O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também participou do encontro, disse que a de troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia, que negociam um acordo comercial, deve ocorrer no último trimestre deste ano.
Também participaram da reunião os ministros da Fazenda, Joaquim Levy e do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, além de representantes da Casa Civil e dos ministérios do Planejamento e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fonte: Agência Brasil