Balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostra redução nos casos de dengue em NatalPela quarta semana consecutiva, percebe-se uma queda na curva de acompanhamento da dengu |
notícias relacionadas
- Vigilância Sanitária incentiva donos de estabelecimentos a requisitarem Alvará Sanitário
- Secretaria Municipal de Saúde realiza coleta de água para análise da Cólera
- Vacina contra a dengue mostra mais eficácia em maiores de 9 anos
- Natal intensifica ações de prevenção à dengue e mantém tendência de queda
- Casos notificados de dengue caem em todo o RN
- Exército ajudará a capital paulista no combate à dengue
- Secretaria Municipal de Saúde participa de evento internacional que vai discutir intervenção e controle da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Centro de Controles de Zoonoses (CCZ), divulga nesta terça-feira (26) o boletim com os dados mais atualizados dos casos de dengue e da Febre Chikungunya em Natal, referente a 19ª Semana Epidemiológica. Até o momento, já foram notificados 4.750 casos de dengue em Natal. Pela quarta semana consecutiva, percebe-se uma queda na curva de acompanhamento da dengue. Em relação as notificações da Febre Chikungunya, observa-se um total de 1.476 casos notificados, porém não foi observado nenhum caso confirmado da doença na cidade.
Dos cinco distritos sanitários no município de Natal, sete bairros apresentam maiores incidência do início do ano até agora, na 19ª semana. Desse total, seis bairros estão localizados no distrito leste (Santos Reis, Rocas, Praia do Meio, Ribeira, Cidade Alta e Alecrim) e um no distrito norte I (Redinha). Levando em consideração apenas as últimas três semanas, os bairros com maiores incidências de dengue são: Cidade Alta, Petrópolis, Praia do Meio, Santos Reis, Rocas e Cidade Nova.
Quando observado o diagrama de controle, que define situação epidemiológica em relação ao comportamento epidérmico, nota-se que desde a 16ª semana epidemiológica, a incidência mantêm-se em queda. Diante desse quadro, as operações de controle vetorial definem suas ações no sentido de prioriza as áreas da cidade com maiores incidências e situação vetorial favorável para manutenção da transmissão da doença, identificando área para a dengue e agindo de acordo com as situações de risco, visando conter a expansão da epidemia, bem como debelando situações de surto já instaladas.
A SMS segue dando continuidade ao Plano de Contingência da dengue com a realização do trabalho de visitas dos agentes de endemias para inspeção dos imóveis. Visando eliminar e tratar possíveis criadouros de mosquito transmissor da doença, a SMS tem desencadeado operações de eliminação da forma adulta do vetor, com a utilização de equipamentos de nebulização de inseticidas, mais conhecidos como carro fumacê, bem como em equipamentos de fumacê portátil.
Fonte: Prefeitura de Natal