CTGAS-ER inicia mais cursos do PronatecOs cursos terão carga de 200 horas/aula, com três horas por dia e conclusão programada para o mês de setembro |
notícias relacionadas
- Sesc oferece curso gratuito para gestantes
- Curso de inglês para bugueiros oferecido pela Setur RN começa hoje
- UFRN e SEEC realizam coletiva de imprensa nesta terça-feira (22)
- Secretaria de Assistência Social de Parnamirim abrirá inscrições para cursos do Pronatec no próximo dia 10
- Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de julho
- Meta do Pronatec é atingir 8 milhões de estudantes em 2014
- Prefeitura de Extremoz inicia novas turmas do Pronatec
- Pronatec oferece mais de 32 mil vagas para capacitar presos e egressos
- Dilma: Pronatec terá 8 milhões de matrículas até o fim do ano
- Senac disponibiliza mais de 200 vagas gratuitas em Natal
- Natal se destaca na execução do Pronatec
- Cursos do Pronatec Copa na Empresa já somam mais de 800 inscritos
- Senac disponibiliza vagas em cursos técnicos e de capacitação profissional gratuitos
- Cursos do Pronatec Copa são definidos pela Seturde e Fecomércio/Senac
- Seguro-desemprego agora é condicionado ao Pronatec
- Inscrições abertas para os cursos de qualificação do Bem Receber Copa
Outros 60 jovens juntam-se às centenas de alunos que frequentam cursos do Pronatec, ministrados no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER. Nesta terça-feira (1) foram iniciadas as aulas, na empresa Leite CLAN, do curso "Mecânicos de Máquinas Industriais". Na segunda-feira (30) começaram as do curso de "Eletricista Industrial", nas dependências do CTGAS-ER, tendo como público alvo as empresas Vicunha e Sterbom.
Os dois cursos terão carga de 200 horas/aula, com três horas por dia e conclusão programada para o mês de setembro. Todos esses jovens estão tendo a oportunidade de se profissionalizar, graças às ações do Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
A diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália adianta que, dessa forma, "o Sistema FIERN, através do CTGAS-ER, está promovendo educação profissional, através do PRONATEC, para a indústrias onde elas estiverem. É importante ressaltar que a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte - FIERN é uma instituição cadastrada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC para identificar e propor a demanda da indústria do Rio Grande do Norte por cursos de educação profissional". A gestora adiantou que outros cursos deverão ser iniciados pelo CTGAS-ER, ainda este ano, pelo Pronatec, inclusive para atender às necessidades da Cosern.
O curso MECÂNICO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS, com uma turma de 20 alunos, tem o objetivo de proporcionar ao profissional a competência para realizar manutenção e lubrificação planejadas e não planejadas, de máquinas e equipamentos industriais, bem como a recuperação e instalação de equipamentos, componentes e peças, planejando as atividades, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Com duas turmas, de 20 alunos, o curso de ELETRICISTA INDUSTRIAL visa proporcionar ao profissional a competência de executar serviços de instalação, manutenção elétrica e industrial, em sistemas de automação industrial e de processos a gás, de acordo com normas técnicas, de segurança, de qualidade e de meio ambiente.
A coordenadora de Educação do CTGAS-ER, Elenita dos Santos enfatiza a importância dos cursos e diz que "para acompanhar o crescimento sustentável do País é preciso formar profissionais competentes para as empresas. Esse é um desafio que as empresas estão enfrentando e em sintonia com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior-MDIC estão matriculando seus profissionais em cursos ofertados pelo Pronatec, para melhorar sua produtividade e continuar competitiva no mercado".
Fonte: Fiern