Demanda aérea doméstica de dezembro foi a maior da última décadaEm relação a 2012, a demanda cresceu 1,36% em 2013, de acordo com Anac; número de passageiros transportados em dezembro atingiu 8,3 milhões |
notícias relacionadas
- Demanda de transporte aéreo doméstico teve redução de 4% em fevereiro
- Terminal de integração passa por reforma em Soledade
- Guia para recolhimento de encargos trabalhistas fica disponível no eSocial
- Receita ressarcirá empregadores por erro na guia do Simples Doméstico
- Termina neste sábado prazo para empregador doméstico fazer cadastro no eSocial
- Itinerário do transporte público sofrerá alteração durante obra na Av. Capitão-Mor Gouveia
- Número de passageiros de viagens aéreas aumentará 120% nos próximos 20 anos
- Demanda doméstica cresce 11,2% em fevereiro
- Energia e transporte público contêm inflação oficial de 2013, avalia IBGE
- Plano de Mobilidade de Natal recebe elogios da FIFA e do COL
- Secretaria de Turismo discute transporte de turistas em Natal
- Multa do FGTS para patrão que demitir empregado doméstico sem justa causa pode chegar a 10%
- Tarifas de ônibus de curta distância estão mais caras
- Alimentos e transportes ajudam a segurar inflação oficial em fevereiro
- Custo de vida do paulistano sobe 0,69% em setembro
- Para Tombini, crescimento menor da economia está dentro das expectativas
- Sindicalistas querem que aeroportos continuem sob controle do Estado
- PAC Mobilidade Grandes Cidades terá R$ 18 bilhões para melhorar transporte público
No mês de dezembro, a demanda e a oferta do transporte aéreo doméstico de passageiros registraram crescimento de 7,9% e 6,0%, respectivamente, quando comparadas com o mesmo mês de 2012. Trata-se do maior nível de demanda no mercado doméstico para o mês de dezembro nos últimos dez anos.
Os dados são do relatório de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros e divulgado nesta terça-feira (4) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O documento está disponível no endereço: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/DemandaeOferta.asp.
Esse crescimento é mais um desdobramento do avanço do tráfego aéreo no Brasil, que dobrou nos últimos cinco anos – e continuou crescendo mesmo após a desaceleração da economia mundial ano passado.
Empresas
Entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Azul Linhas Aéreas e a Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento de demanda doméstica em dezembro de 2013, quando comparadas ao mesmo período de 2012, com alta de 67,7% e 19%, respectivamente.
A TAM registrou queda de 6,3% na demanda doméstica de dezembro/2013, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior. A Gol registrou crescimento de 17,0% no mesmo período.
A TAM e a GOL lideraram o mercado doméstico em dezembro de 2013 com participação (em RPK) de 37,9% e de 37,3%, respectivamente. A participação das demais empresas no mercado doméstico cresceu 12,8%, passando de 22% em dezembro de 2012 para 24,8% em dezembro de 2013.
Passageiros transportados por empresas brasileiras
Em 2013 a quantidade de passageiros transportados em voos domésticos por empresas brasileiras, com bilhetes pagos, acumulou crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior, alcançando 89,97 milhões de passageiros.
A GOL foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em dezembro de 2013, com 3,18 milhões. No ano, a GOL foi responsável pelo transporte de 32,54 milhões de passageiros.
O número de passageiros transportados no mercado doméstico em dezembro de 2013 atingiu 8,3 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 9,8% em relação a dezembro de 2012.
Aproveitamento de aeronaves
A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos de passageiros (RPK/ASK) foi recorde para o mês de dezembro nos últimos dez anos, alcançando ocupação de 79,1%. Quando comparada com a taxa de aproveitamento das aeronaves do mesmo mês do ano anterior, houve melhora de 1,7%.
No período de janeiro a dezembro de 2013, o aproveitamento doméstico foi de 76,1%, frente a 72,9% do mesmo período de 2012, o que representou crescimento de 4,4%.
Entre as principais empresas aéreas brasileiras, as maiores taxas de aproveitamento doméstico em dezembro de 2013 foram atingidas por Azul e Tam, com 81,9% e 81,2%, respectivamente.
Carga transportada
A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico alcançou 33,9 mil toneladas em dezembro de 2013, o que representou redução de 13,5% com relação a dezembro de 2012. No ano de 2013, a carga paga doméstica transportada acumulou crescimento de 1,85%, tendo atingido 396,3 mil toneladas.
No ano, a TAM liderou o mercado de carga doméstica, com 170,4 mil toneladas pagas transportadas, (aumento de 7,1 % em relação ao mesmo período do ano anterior). A TAM liderou o mercado de carga doméstica em dezembro de 2013, com 14,4 mil toneladas pagas transportadas, o que representou redução de 8,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Transporte aéreo internacional
A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento de 5,2% em dezembro de 2013, quando comparada com o mesmo mês de 2012. A oferta internacional registrou queda de 5,4%, no mesmo período.
Trata-se da segunda redução na oferta internacional desde dezembro de 2012. Já a demanda internacional manteve a série de crescimento, tendo atingido o maior nível dos últimos dez anos para o mês de dezembro.
No acumulado de janeiro a dezembro de 2013, a demanda internacional cresceu 5,1% e a oferta internacional teve alta de 7,4%, ambas comparadas com o mesmo período de 2012.
Participação de mercado internacional
O Grupo TAM e a GOL representaram a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em dezembro de 2013, com 85,6% e 14,4%, respectivamente.
Passageiros em voos internacionais por empresas brasileiras
Em 2013 a quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras, com bilhetes pagos, acumulou crescimento de 4,6% em relação ao ano anterior.
O número de passageiros transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em dezembro de 2013 atingiu 516,3 mil, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 6,3% em relação a dezembro de 2012.
Transporte Interestadual de Passageiros de Longa Distância
Além dos dados divulgados acima, a Anac passou a publicar, desde dezembro de 2013, um comparativo do transporte rodoviário com o modal aéreo. Para mais informações, acesse o relatório por meio do link: http://www2.anac.gov.br/estatistica/demandaeoferta/DemandaeOferta.asp
*Fonte: Portal BRasil