Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade pode se ampliar para todo BrasilDiretor-executivo da Fecomércio-SP fala em entrevista sobre mudanças no Prêmio |
notícias relacionadas
- Fecomércio diz que aumento da taxa Selic destoa dos parceiros internacionais
- Presidente da Fecomércio participa de lançamento da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor
- Turismo sustentável: novo conceito de competitividade nos negócios
- Petrobras será excluída do Índice Dow Jones de Sustentabilidade
- Programa Senac de Gratuidade oferece 1.008 vagas para fevereiro
- Regularização empresarial aumenta 24,7% no Rio Grande do Norte
- Sistema Fecomércio RN entrega Mérito Jessé Freire e apresenta espetáculo Alpendre aos mossoroenses
- Presidente da Fecomércio é nomeado representante titular da CNC junto à Sudene
- Comércio varejista define funcionamento de shoppings em horários diferenciados no fim do ano
- Sistema Fecomércio premia imprensa potiguar em tarde de confraternização
- ABF e Sebrae criam fundo de apoio às franquias
- Fecomércio RN aumenta quase dois pontos percentuais no ranking de Certificação Digital
- Sistema Fecomércio participa da Ficro 2013
- Fecomércio divulga nota de protesto contra decisão do Governo
- Petrobras lidera ranking de sustentabilidade na América Latina
Diretor-executivo da Fecomércio-SP, Antônio Carlos Borges fala em entrevista sobre a intenção de transformar o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade em uma iniciativa de todas as federações de comércio do País, com o apoio da CNC. A quarta edição do prêmio, cujas inscrições foram prorrogadas para fevereiro, passa a ser anual e divididos em categorias.
Como surgiu o prêmio Fecomercio de Sustentabilidade?
O Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade surgiu imediatamente após a criação do Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio-SP, há seis anos, que desde o seu início vem sendo presidido pelo renomado físico e professor José Goldemberg.
E como se desenvolve o trabalho do Conselho?
A orientação que o professor Goldemberg vem dando aos trabalhos do Conselho é essencialmente sobre a prática voltada para a formação de grupos, cujo objetivo tem sido o de reunir empresas de cada setor, para a construção de acordos de trabalho visando, principalmente, a logística reversa. Foi com esse espírito que surgiu o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, concebido para estimular a criatividade e disseminar as iniciativas de empresas, pequenas médias e grandes, de qualquer setor da economia, para a adoção de práticas mais consistentes com a nova realidade da economia sustentável.
Já havia a intenção de ampliar o alcance do projeto?
Desde o primeiro momento, o nome do prêmio foi pensado para a sua natural expansão para todo o País, como de fato vem acontecendo. Os casos que estão sendo inscritos originam-se também de diversos outros Estados.
Como se dará essa parceria?
Nossa intenção é oferecer às nossas coirmãs a possibilidade da parceria, sem custo para nenhuma delas, para que, formalmente, o caráter da representação seja nacional. É nossa intenção inclusive que o comitê de organização seja ampliado com participação de representantes das demais Federações, o que seria o ideal, avalizado pela própria CNC, chancelando a união de todas as Fecomércios.
Já houve adesão de alguma federação?
A primeira manifestação de interesse nessa parceria é da Fecomércio da Bahia. Como nosso ofício convite foi enviado a todas as Federações no final do ano passado, acredito que daqui para frente teremos as manifestações dos interessados. Pretendemos iniciar um contato pessoal com os executivos de nossas coirmãs para avaliar o nível de utilidade que a iniciativa tem para eles. Consideramos ainda que o apoio da CNC seria de grande valia para este trabalho, dado o caráter de sua representação superior.
Quais têm sido os resultados obtidos com as premiações anteriores e quais as expectativas para esta quarta edição?
Podemos afirmar que o prestígio da premiação mede-se pela procura crescente dos interessados. Na terceira edição a novidade foi a integração da categoria Indústria e teve como foco a inovação. O prêmio recebeu mais de mil projetos, onde desses, 247 foram selecionados pela curadoria antes da decisão dos finalistas. Para esta quarta edição, almejamos a consolidação da questão da inovação como pilar para a sustentabilidade, linha de trabalho tomada na terceira edição do prêmio. Este ano a premiação passou a ser anual e terá uma nova categoria: Reportagem Jornalística.
Fale mais sobre as novidades...
Agora, o 4° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade terá as seguintes categorias: Empresa (Microempresa, Pequena/Média Empresa, Grande Empresa, Indústria e Entidade Empresarial); Órgão Público; Academia (Professor e Estudante); e Reportagem Jornalística (Rádio/TV, Jornalismo Impresso e Jornalismo On-line). Cada vencedor receberá um título de capitalização e previdência no valor de R$ 15 mil. Os projetos inscritos serão avaliados por especialistas, seguindo os critérios: inovação, relevância para o negócio, amplitude, e nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável, estabelecidos pela Fundação Dom Cabral.
Alguma mensagem final?
Assim como nas edições anteriores, com o 4° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, a Federação mantém o compromisso de sensibilizar a comunidade empresarial para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Com isso, reforço o convite da Fecomércio-SP à CNC e à todas as Federações para que ingressem neste projeto. As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro. Quanto maior o estímulo, maior será a proposição de ideias que formarão um círculo virtuoso em busca por inovação em toda a cadeia de consumo.
Mais informações sobre o prêmio e a lista completa dos premiados em cada edição podem ser conferidas no site www.fecomercio.com.br/sustentabilidade.
Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

