Cadastro Positivo já tem meio milhão de adesões, diz Serasa ExperianCom o Cadastro, o cidadão é reconhecido por ser bom pagador, usufruindo de juros menores, prazo maior para pagamento e valor maior de financiamento |
notícias relacionadas
- SPC Brasil estima 40 milhões de consumidores inscritos no Cadastro Positivo até o final de 2014
- Lei do Cadastro Positivo é regulamentada
- Bolsa Família: prazo para atualizar cadastro encerra hoje
- Primeira edição do Sisu no ano tem aumento de 20% na oferta de vagas
- Recadastramento no Ibama: prazo se esgota em 3 dias
- Bolsa Família: mudança de escola dos alunos deve ser comunicada
- Inclusão dos sorteados do Minha Casa Minha Vida no Cadastro Único começa nesta segunda-feira
- Cadastur recebeu 3.500 inscrições nos últimos seis meses
- Balcão de atendimento para o Pró-Sertão começa a funcionar dia 12
- Cadastro positivo é pouco conhecido
- Dados do Bolsa Família têm prazo final para entrega esta semana
- Termina nesta quinta-feira (31) prazo para adesão ao Simples Nacional
- Cadastramento de ambulantes para o Carnatal será realizado
- Anvisa lança cadastro eletrônico dos alimentos para monitorar comercialização
- Semsur inicia cadastramento de ambulantes para o Carnatal
- Mercado financeiro reagiu bem a anúncio de acordo na Europa contra a crise
- Tesouro Direto tem preço mínimo para compra de títulos reduzido
- Beneficiados pelo Bolsa Família tem até dia 31 para atualizar dados
- Presidente da Motorola defende ampliação de espectro para banda larga no Brasil
O Cadastro Positivo vem ganhando força no País. Após dois meses de implementação, quando as instituições financeiras e empresas, com autorização dos clientes, começaram a repassar as informações para os birôs de crédito, um número expressivo de consumidores vem dando início a sua história positiva. A Serasa Experian, por sua vez, contabiliza que cerca de 500 mil pessoas já aderiram ao Cadastro Positivo desde o advento da lei federal 12.414/11.
"O cadastro positivo é um indutor do bom comportamento do consumidor", diz o diretor do Cadastro Positivo da Serasa Experian, Laércio de Oliveira Pinto. "À medida que o mercado dispuser desse histórico de crédito, o bom pagador poderá se beneficiar de taxas melhores. Quanto menos informação, maior a incerteza, o que aumenta o risco e, consequentemente, a taxa de juros". Com ele, é possível medir a pontualidade da quitação de compromissos e avaliar o risco de superendividamento.
Para o executivo da Serasa, a grande diferença entre o cadastro positivo e o negativo é que o primeiro mostra as reais condições que o demandante de crédito tem para honrar suas dívidas. "O cadastro negativo não permite dar a pessoa uma condição diferenciada, não diz se ela é boa pagadora e se ela paga as contas em dia", diz. Com o Cadastro Positivo, o cidadão é reconhecido por ser bom pagador, usufruindo de juros menores, prazo maior para pagamento e valor maior de financiamento. "O Cadastro Positivo proporciona uma condição mais justa ao consumidor. É o antídoto contra a inadimplência".
O consumidor pode aderir ao Cadastro Positivo nas agências ou site da Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br/cadastropositivo), nas instituições bancárias ou nas empresas com as quais mantêm relação de crédito. Caso o cidadão opte por ir a uma agência da Serasa Experian e fazer a adesão ao cadastro positivo, apresentar um documento de identidade com foto original ou cópia autenticada. Em um prazo de uma semana, o CPF já está incluído no cadastro. A relação dos endereços das agências está no site da Serasa Experian (http://www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias/).
Fonte: Serasa Experian