Alíquota do Imposto de Importação para ar condicionado será reduzidaAlíquotas de ar condicionado e unidades condensadoras passam de 35% e 25%, respectivamente, para 18% |
A partir de 1º de setembro as alíquotas do Imposto de Importação de ar condicionado e unidades condensadoras passaram de 35% e 25%, respectivamente, para 18%. A medida foi tomada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior) e foi publicada no Diário Oficial.
De acordo com a resolução, a causa da alteração é evitar, com a entrada em vigor da elevação para 35% a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que os importadores sofram com o aumento, pois eles também pagam o IPI.
De acordo com a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), o aumento do Imposto de Importação, em agosto de 2011, ocorreu por conta de protestos de empresas que não pagam o imposto, sem considerar que a concorrência, mesmo dos importados, é algo benéfico para o País.
"Acho que o Governo abriu os olhos para aqueles que pleiteavam aumentos de impostos com fundamentações vazias" concluiu o advogado da Abrava,Paulo Rosenthal e ainda afirmou que a redução das alíquotas são ótimas para o consumidor, pois irá aumentar a concorrência e derruba os preços.
Outros produtos
Também tiveram redução os veículos de combate a incêndio em aeroportos, a alíquota passou de 35% para 0%. Será uma cota de 80 unidades, com o objetivo de modernização e segurança dos aeroportos brasileiros.
Fonte: Infomoney