Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

16/01/2012 18h46

Setor de panificação firma novo Arranjo Produtivo Local (APL)

De acordo com presidente do sindicato, de imediato, o arranjo focará no Guia de Boas Práticas Nutricionais desenvolvido para o segmento.

Por: Annapaula Freire

“As padarias se tornaram centros de convivência.” A declaração do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do RN (Sindipan), Evandro Felipe Galdino, demonstra as profundas transformações pelas quais o setor vem passando. Segundo o presidente, para suprir a demanda local, a orientação do sindicato é modernizar os serviços prestados, com o fornecimento de todas as refeições e de produtos variados. Três grandes empreendimentos desse nicho, de acordo com Evandro, tem data marcada, ainda este ano, para estrear no mercado potiguar.

É nessa leva que o setor de panificação firmou, na última quarta-feira (13), um novo programa de Arranjo Produtivo Local (APL). Durante este ano e em 2013, esse segmento de alimentação estará encaixado no programa APL, dentro do Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas), desenvolvido pelo Sistema CNI (Confederação Nacional das Indústrias) e Sebrae. A execução do programa é uma parceria do IEL-RN, Sebrae e Sindipan.

Essencialmente, o APL busca desenvolver iniciativas que promovam melhorias nos processos produtivos, e também a qualificação de profissionais e empresários. Através das ações, o setor procura incluir boas práticas de fabricação nos empreendimentos participantes, além de proporcionar, aos que ainda não conseguiram o status, um registro de qualidade.

“O APL irá nos ajudar bastante, com a certificação dos produtos. O grande objetivo será introduzir as empresas dentro de um contexto inovador, acompanhando o desenvolvimento pelo qual passa nossa região”, explicou. A meta é incluir 25 empresas do setor local nas ações do APL.

De acordo com Galdino, de imediato, o arranjo focará no Guia de Boas Práticas Nutricionais – dentro do processo de fabricação do alimento – construído em parceria do Ministério da Saúde com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Uma das novas recomendações da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), por exemplo, é a meta de redução, até 2014, de 10% de sódio no pão francês.

Outra intenção é criar um banco de talentos para que os empresários possam consultar e selecionar profissionais visando o preenchimento de vagas nas panificadoras. Está programada ainda a promoção de cursos de liderança empresarial. O APL vai reunir também informações para uma avaliação sobre o desenvolvimento do setor ao longo do programa.



0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo