Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/12/2011 12h06

Bares de bairros residenciais de Natal tem clientela reduzida durante o verão

Em compensação, bares e restaurantes das praias urbanas do litoral do Estado esperam crescimento

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

A alta estação turística não significa mais clientes para os bares da cidade, porque muitos clientes vão veranear no litoral sul ou norte. O bar Seis em Ponto, no bairro de Lagoa nova, é um dos que passa pela queda no número de frequentadores.

“Há uma troca do público que freqüenta o bar. Vem mais turistas nesse período”, disse um dos sócios do bar, Pedro Gurgel. Segundo ele, esse novo público não compensa a perda da clientela nativa que migra para o litoral. Como Lagoa Nova é um bairro com ocupação urbana diversificada – possui residências, comércio e serviços de forma equilibrada – o bar de Pedro não sofre tanto, visto que muita gente que trabalha pelas redondezas continua assíduo durante o mês de janeiro. 

A queda na circulação de pessoas nesse tipo de estabelecimento é mais acentuada em bairros como Tirol e Petrópolis, uma vez que boa parte da população possui casa de praia no Estado ou realiza viagens de férias para outros lugares.  

Muitos bares tiveram a ideia de acompanhar sua clientela até o litoral. No ano passado, o Seis em Ponto foi um deles. Mas para 2012 a estratégia é outra. “Vamos está presentes sim, mas não com uma estrutura física, porque não encontramos um espaço adequado, mas vamos realizar festas com a marca Seis em Ponto”, informou Pedro Gurgel. 

Praias urbanas

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte (Abrasel/RN), apenas um bar vai se transferir para o litoral este ano. O presidente da associação no Estado, Max Fonseca, acredita que essa estratégia não vingou porque “o investimento é muito grande para um período muito curto, por isso não dá retorno”.

No entanto, ele não pinta um cenário escabroso para o setor, muito pelo contrário. “Em Natal, em Ponta Negra e nas praias em geral da cidade, o movimento cresce de 50% a 100%”, disse. 

Em média, os bares e restaurantes dessa região litorânea da cidade aumentam o seu quadro de funcionários em 20%. Mas em todas as áreas do bar é necessários investimento. “Eu costumo dizer que a gente monta um bar novo a cada verão”, comparou, referindo-se aos investimentos feitos para a alta estação.            


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo