RN se une a PB, AL e PE em projeto de Rota Turística ÚnicaA princípio a proposta é que os Estados não fiquem presos só a malha aérea. O transporte rodoviário será o foco e a BR 101 será a espinha dorsal deste roteiro. |
notícias relacionadas
- Consumo de combustíveis por carros de passeio é o menor desde 2013, diz Unica
- Salão Rota 101 estreia com sucesso e reúne hoje gestores de turismo do Nordeste
- RN será o primeiro a receber o Salão de Turismo da Rota 101 Nordeste
- Secretários de Turismo do RN, PB e PE discutem criação da Rota 101 Nordeste
- RN participa da Feira Internacional de Turismo (FIT)
- RN recebe R$ 2 milhões de investimentos em divulgação turística
- Comitiva potiguar faz balanço positivo do Workshop da CVC
O secretário de turismo do RN e presidente da Emprotur, Ramzi Elali, reuniu representantes das secretarias de turismo, empresas de promoção turística e Sebraes dos Estados do AL, PB e PE para discutir a formatação de um projeto que pretende reunir e organizar os atrativos turísticos de toda esta região em um roteiro único.
Segundo Ramzi a ideia é resgatar um antigo projeto denominado de "Rota 33" e aproveitar as diretrizes para formatar esta nova ideia. "Nos reunimos aqui para programar a formatação deste projeto que será encaminhado ao Ministério do Turismo e Sebrae Nacional para captar recursos. Desenvolver o turismo regional e a interiorização do turismo na região Nordeste é a nossa proposta com esta estratégia", afirmou Ramzi.
A princípio a proposta é que os Estados não fiquem presos só a malha aérea. O transporte rodoviário será o foco e a BR 101 será a espinha dorsal deste roteiro a ser traçado com passeios que unam cultura, lazer e gastronomia, em diferenciados atrativos turísticos ao longo deste trajeto.
De acordo com o superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, o órgão irá atuar como facilitador desta proposta. "A ideia tem tudo a ver com o momento em que vivemos, agora nos preparando para a Copa do Mundo, pois une em um só circuito duas cidades que irão ser sedes deste grande evento que atrairá turistas para ver os jogos e conhecer todo o potencial turístico desta região", ressalta.
"Temos todas as condições para que esta iniciativa tenha sucesso e seja mais uma ação de incremento para a atividade na região a exemplo do que já está sendo realizado nos Estados de PI, CE e MA. Já possuímos um acordo de cooperação entre os destinos integrantes, a proximidade entre as capitais, a boa balneabilidade das nossas praias, a duplicação da BR 101, entre outros fatores", explicou Ramzi.
"Com este projeto queremos estimular o turismo, além dos principais emissores do sul do país, os próprios turistas nordestinos", disse a diretora da Empetur, Jane Mendonça.
A intenção é que o grupo se reúna em janeiro para uma reunião de trabalho para poder unir as propostas de cada Estado e finalizar o projeto.