Procon alerta consumidor sobre pagamento de contas apesar das grevesCaixas eletrônicos, internete casas lotéricas são opções ante a paralização dos bancos e correios. |
notícias relacionadas
- Termina na sexta-feira (28) o prazo de entrega do Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas
- Taxa de juros para pessoa física é a menor desde 1995
- Inadimplência das empresas brasileiras avança 10,4% em 2012
- Juros para consumidor e empresas são os menores desde 1995
- Começa hoje entrega da declaração do Imposto de Renda
- Declaração de IR retido na Fonte deve ser entregue até quarta-feira
- A menos de duas semanas do fim do prazo, Receita só recebeu 32% das declarações de IR de empresas
Em função da greve dos bancários, que começou hoje (27) em todo o país, o Procon do Rio de Janeiro recomenda que os consumidores procurem pagar as contas em caixas eletrônicos, pela internet ou em casas lotéricas, para que não sejam prejudicados com a cobrança de juros.
De acordo com a consultora jurídica do Procon fluminense, Maria Rachel Pereira, o órgão orienta que os clientes entrem em contato o quanto antes com os credores, como lojas, fornecedores, administradores de cartões de crédito e condomínios, para encontrar um meio alternativo de pagar as contas. "Embora o consumidor não tenha culpa por essas greves todas, dos Correios e, agora, dos bancários, ele tem conhecimento do débito e da data de vencimento. Então, o consumidor tem que, realmente, correr atrás para tentar uma forma alternativa [de fazer o pagamento]”.
A consultora lembrou que, na semana passada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez uma recomendação para que as instituições financeiras procurassem as prefeituras e as concessionárias de serviços públicos para isentar o consumidor de multas durante o período de greve dos Correios, mas a proposta não foi aceita. "Os consumidores têm que ficar atentos porque não vai haver nenhuma isenção na mora de qualquer débito”.
Fonte: Agência Brasil